Folha de S. Paulo


Proprietário do Audax terá times nas quatro divisões do Paulista

Renato Silvestre - 23.mar.2014/Folhapress
OSASCO, SP - 23.03.2014 - GREMIO OSASCO AUDAX x LINENSE/CAMPEONATO PAULISTA SERIE A 2014 - Mario Texeira, dono do Gremio Osasco Audax antes da partida contra o Linense - Lance da partida entre Gremio Osasco Audax x Linense, valida pela decima quinta rodada do campeonato paulista serie A, no estadio prefeito jose liberatti, em Osasco na Grande Sao Paulo. (Foto: Renato Silvestre) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Mario Teixeira, homem forte do Audax, caminha no estádio José Liberatti

O empresário Mário Teixeira, o Seu Mário, 71 anos, terá quatro times para torcer no Campeonato Paulista de 2017.

Após ver o Audax ser vice-campeão do estadual neste ano, o 'Roman Abramovich de Osasco', como é conhecido em referência ao bilionário russo dono do Chelsea, da Inglaterra, terá um clube em cada uma das quatro divisões do futebol paulista, as séries A1, A2, A3 e na 2ª Divisão, equivalente à quarta.

Seu Mário foi conselheiro do Bradesco até o final do ano passado e, agora aposentado, chegou a liderar a área de mercado de capitais e de investimentos do banco, costurando negociações importantes feitas no período, como a aquisição da Vale.

A nova equipe para o próximo ano é o Oeste, de Itápolis, cidade a 353 quilômetros de São Paulo. Ele continuará com o investimento no clube assim como aconteceu na Série B do Brasileiro deste ano, quando o time se livrou da queda para a Terceira Divisão na última rodada ao vencer o Náutico por 2 a 0.

O acordo em 2016 incluiu a cessão de toda a comissão técnica e alguns jogadores remanescentes do vice do Paulista. O clube de Itápolis também usou na parte frontal do uniforme o nome do Audax, como patrocinador.

"O Seu Mário continuará como nosso investidor em 2017. Ainda vamos sentar e definir como será o investimento, mas a parceria continua", disse Aparecido Roberto, o Cidão, diretor do Oeste.

Nei Teixeira, diretor de futebol do Audax, também confirmou o acerto. "É um atrativo no momento de negociar o contrato dos atletas. O Paulista tem duração de três meses, enquanto o Brasileiro são mais de sete. Os jogadores disputam o Estadual pelo Audax e o Nacional pelo Oeste", explicou.

Em 2017, o Oeste jogará a Série A2 e a Série B do Brasileiro. O clube também mudará oficialmente de sede —trocará Itápolis por Barueri.

A FPF (Federação Paulista de Futebol) deverá confirmar a transferência nesta terça (29), quando será divulgada a tabela das três divisões do Estadual. O Oeste já solicitou a mudança e terá que pagar R$ 800 mil.

Seu Mário é ainda proprietário do Audax Rio, do Grêmio Osasco e do Osasco FC. O Grêmio Osasco disputa a Série A3, enquanto o Osasco FC joga a quarta divisão com jogadores de até 23 anos.

Em julho, a Folha já havia antecipado que o proprietário do Audax tinha o interesse de se tornar investidor da equipe de Itápolis.

Audax/Oeste

'DONO' SEM CARGO

O artigo 27 A da Lei Pelé proíbe que dois clubes que sejam controlados ou explorados por uma mesma pessoa física ou jurídica disputem a mesma série de uma competição profissional. Caso isso ocorra, as equipes recebem como punição a perda de isenções fiscais. Elas também passam a não poder receber nenhum recurso federal.

Apesar de atualmente ser o investidor de cinco times, Mário Teixeira não está à frente juridicamente de nenhum deles. Não tem nem cargo oficial nas equipes.

NOVA VELHA CASA

De acordo com Cidão, o Oeste vai jogar em Barueri porque o estádio dos Amaros, em Itápolis, está interditado pelo Corpo de Bombeiros.

O clube já jogou na cidade durante a Série B em virtude do mesmo problema.

Em julho, antes da mudança provisória para Barueri, torcedores da equipe fizeram um protesto e cobraram uma posição da diretoria e da Prefeitura de Itápolis.

"A Prefeitura alega não ter dinheiro para fazer as reformas necessárias no estádio. No ano passado, gastamos mais de R$ 1 milhão no local, que foi liberado para o Paulista e, logo depois, interditado ", disse o dirigente, que prometeu voltar para Itápolis em 2018 caso as reformas sejam concluídas.


Endereço da página:

Links no texto: