Folha de S. Paulo


Melhor defesa do Brasileiro pode dar título ao Palmeiras

Dono da melhor defesa do Campeonato Brasileiro com 31 gols sofridos, o Palmeiras pode ser campeão neste domingo (27) apenas com a força de sua zaga.

Se não levar gol diante da Chapecoense, às 17h, no Allianz Parque, o clube poderá comemorar o seu nono título da maior competição do futebol do Brasil.

Isso porque um empate garante a taça para a equipe após 22 anos, e caso o jogo termine 0 a 0, o Palmeiras se consagra campeão.

A boa fase do setor defensivo passa muito pelas boas atuações do goleiro Jaílson, 35, e dos zagueiros Vitor Hugo,25, e Yerry Mina,22.

Desde que passou a defender a meta alviverde após a lesão de Fernando Prass, o goleiro palmeirense está invicto no Brasileiro.

Seu primeiro jogo foi na 19ª rodada, diante do Vitória. A atuação, que marcou sua estreia na Série A, empolgou os torcedores e desde então ele virou um símbolo de segurança no gol palmeirense.

Desde o triunfo sobre os baianos até a 36ª rodada, foram 19 jogos, 11 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. A única vez que o Palmeiras perdeu nessa sequência foi para o Santos, mas Jaílson cumpria suspensão após levar o terceiro cartão amarelo.

O zagueiro Mina também iniciou a campanha com o Brasileiro já em andamento. Após disputar o Campeonato Colombiano pelo Santa Fé, o jogador fez sua primeira partida pelo clube paulista somente em julho, na 13ª rodada.

No segundo confronto mostrou seu cartão de visitas com um gol de cabeça sobre o rival Santos e caiu nas graças da torcida com suas danças irreverentes depois de balançar as redes.

Apesar de fazer apenas 12 jogos no Nacional, o aproveitamento do time com ele é excepcional. Foram nove vitórias, dois empates e uma derrota para um desempenho de 80,5%. O Palmeiras tem no torneio 68,5%.

Diferentemente dos seus companheiros, Vitor Hugo já é um velho conhecido da equipe.

No Palmeiras desde o início de 2015, o paranaense virou unanimidade na zaga após um bom Brasileiro na temporada passada e ao faturar a Copa do Brasil com atuações decisivas.

O jogador é um dos que mais entraram em campo com a camisa alviverde neste campeonato.

Dos 36 jogos disputados até então, ele foi titular em 34 ocasiões.

DÚVIDA

Uma das principais peças do setor defensivo, Mina corre risco de não participar do jogo que pode garantir o título para o Palmeiras.

O colombiano saiu com dores na coxa após uma contratura muscular no último confronto contra o Botafogo, ainda no primeiro tempo, e pode ser uma baixa.

Ele foi relacionado pelo técnico Cuca, mas pode ser preservado. Caso seja confirmado o desfalque, Edu Dracena e Thiago Martins brigam pela vaga. Quando foram acionados, ambos não decepcionaram. Com 16 jogos cada, os zagueiros, inclusive, têm mais partidas que Mina.


Endereço da página:

Links no texto: