Folha de S. Paulo


Curso que Ceni fez só dá permissão para treinar time amador na Europa

O novo técnico do São Paulo, Rogério Ceni, fez pelo menos dois cursos na Europa antes de estrear na nova profissão. As duas formações do são-paulino não lhe dariam a licença necessária para comandar um time profissional na Europa.

Na capital do país, Londres, o ex-goleiro estudou os cursos de níveis um e dois da FA (Football Association, entidade que controla o futebol na Inglaterra). De acordo com a 1st4sport, empresa responsável pelos treinamentos, possibilitaria empregos "clubes amadores locais, de juniores ou seniores".

No Brasil, não é preciso curso para ser treinador de futebol, de acordo com o sindicato dos treinadores do Estado de São Paulo. A partir de 2019, o curso será obrigatório.

Entre o fim de agosto e o fim de outubro, o ex-goleiro fez o primeiro nível do curso da FA. Uma etapa introdutória que tem 33 horas de ensino presencial. Ela capacita para treinar pessoas de 7 anos ou mais e foca-se nos aspectos teóricos e práticos de planejamento, aplicação e revisão de rotinas individuais de treinos.

"Permite criar sessões seguras e divertidas", segundo o site da FA.

Já o segundo nível, com 73 horas, iniciado em 22 de outubro por Ceni, foca-se "em possibilitar a tomada de decisões e criar práticas de jogo, desenvolvendo uma série progressiva de treinos", segundo o programa do curso no site da FA.

Ambos os níveis trazem uma preocupação com o desenvolvimento dos atletas a longo prazo.

Esses cursos são considerados pré-requisitos para as certificações da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol), que tornam possível treinar equipes profissionais na Europa.

Durante o período em que esteve na Europa, Ceni pôde aprender nas categorias de base do Liverpool e trabalhou por uma semana no Sevilla, comandado pelo argentino Jorge Sampaoli.

ACERTO

O São Paulo acertou na tarde desta quinta-feira (24) a contratação de Rogério Ceni como novo técnico do clube. Ele assinará um acordo de dois anos.

"O grande segredo do futebol é administrar pessoas e se relacionar bem com seus jogadores. São eles que podem fazer diferença. Eu quero que eles vejam futebol da maneira como eu via quando jogava, eu quero um time vencedor, que tenha uma mentalidade vencedora. Eu tenho certeza de que eles vão entender isso, já conheço muitos deles e sei da mentalidade vencedora que eles têm", disse o novo técnico em nota oficial veiculada pelo clube.

De acordo com pessoas próximas ao ex-camisa 1, a intenção de Ceni era de, inicialmente, começar a nova carreira dirigindo um time da base do clube.

Como jogador, Ceni disputou 1.237 jogos em 25 anos com a camisa são-paulina. Ele deixou os gramados em dezembro de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: