Folha de S. Paulo


Liga Nacional manifesta apoio à punição ao basquete do Brasil

NBB/Divulgação
Hettsheimeir, do Bauru, e Ronald Ramon, do Flamengo na final do NBB em 2016
Hettsheimeir, do Bauru, e Ronald Ramon, do Flamengo na final do NBB em 2016

Em nota, a LNB (Liga Nacional de Basquete), que organiza o NBB, principal torneio de basquete profissional do país, manifestou seu apoio nesta terça-feira (15) à suspensão aplicada pela Fiba (Federação Internacional de Basquete) à CBB (Confederação Brasileira de Basquete).

A LNB diz que o ato é "compreensível". "Esta ação, por mais dura que possa parecer, deve trazer consigo a esperança, o entendimento e a soma de esforços para que solucionemos os graves problemas que afligem a nossa Confederação".

A Liga esclarece não fazer parte dos problemas apontados pela Fiba e se coloca à disposição para ajudar a solucionar os problemas.

A exclusão do Bauru Basket e do Flamengo da Liga das Américas do ano que vem, no entanto, foi criticada. "Essa notícia surpreendeu à LNB já que há duas semanas o Sr. José Luiz Saez, dirigente da Fiba, se reuniu com a presidência da LNB, em São Paulo, e em nenhum momento mencionou que haveria quaisquer punições aos clubes filiados à Liga".

SUSPENSÃO

A Fiba (Federação Internacional de Basquete) anunciou na tarde desta segunda-feira (14) a suspensão da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). O Comitê Executivo da entidade afirmou que a confederação do Brasil precisa de reestruturação e que ela não cumpre suas obrigações.

A Federação atribuiu a suspensão a problemas em seguir o estatuto internacional na organização da CBB. Entre eles, o adiamento de pagamentos para a federação internacional. "A situação financeira da CBB não permite a ela que banque suas operações", afirma a Fiba.

Em nota, a confederação brasileira se disse "surpresa" com a punição imposta pela federação. "No início do mês de novembro, a Fiba enviou ao Brasil o dirigente José Luis Saez que, durante reunião na CBB e demais encontros, em momento algum abordou a possibilidade de suspensão da entidade brasileira".

A CBB informou também que procurará os "meios formais e legais para preservar o basquetebol brasileiro". Na quarta (16) a confederação deve comentar todos os problemas apontados pela Fiba.


Endereço da página:

Links no texto: