Folha de S. Paulo


Com suspensão à CBB, brasileiros ficarão fora da Liga das Américas

NBB/Divulgação
Marquinhos tenta o arremesso durante o quinto jogo da decisão do NBB entre Flamengo e Bauru
Marquinhos tenta o arremesso durante o quinto jogo da decisão do NBB entre Flamengo e Bauru

Devido à suspensão da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), os dois primeiros colocados na liga Nacional da modalidade –Bauru Basket e Flamengo–, que disputariam a Liga das Américas no próximo ano, ficarão de fora da competição.

"Nenhum time ou clube dentro dessa confederação poderá participar de qualquer competição oficial [da Fiba]", diz William Rosário, chefe de comunicações da federação nas Américas.

A Liga das Américas começa no dia 20 de janeiro. Como a suspensão ao Brasil deverá ser reavaliada somente em 27 de janeiro do próximo ano, e sem garantias de ser cancelada, os clubes não poderão disputar.

SUL-AMERICANA

O Mogi das Cruzes Basquete disputa as finais da Liga Sul-americana de Clubes, outro torneio ligado diretamente à Fiba. A situação deles, no entanto, é diferente.

Fiba suspende CBB
Federação alega que confederação de basquete não cumpre suas obrigações
Flamengo e Bauru disputam terceiro jogo das finais da NBB em 2016

Como a competição já está em andamento, não foi afetada. O próximo jogo está marcado para o dia 23. O clube informou que ainda não foi notificado, e não quis comentar o caso.

SUSPENSÃO

A Fiba (Federação Internacional de Basquete) anunciou na tarde desta segunda-feira (14) a suspensão da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). O Comitê Executivo da entidade afirmou que a confederação do Brasil precisa de reestruturação e que ela não cumpre suas obrigações.

A Federação atribuiu a suspensão a problemas em seguir o estatuto internacional na organização da CBB. Entre eles, o adiamento de pagamentos para a federação internacional. "A situação financeira da CBB não permite a ela que banque suas operações", afirma a Fiba.

Em nota, a confederação brasileira se disse "surpresa" com a punição imposta pela federação. "No início do mês de novembro, a Fiba enviou ao Brasil o dirigente José Luis Saez que, durante reunião na CBB e demais encontros, em momento algum abordou a possibilidade de suspensão da entidade brasileira".

A CBB informou também que procurará os "meios formais e legais para preservar o basquetebol brasileiro". Na quarta (16) a confederação deve comentar todos os problemas apontados pela Fiba.


Endereço da página:

Links no texto: