Folha de S. Paulo


CBF quer vender aulas de futebol em 'schools' por R$ 1,2 mil

A várzea foi o celeiro dos principais craques da história do futebol brasileiro.

A partir do próximo ano, a entidade que comanda o futebol no país vai abusar no inglês e pretende ensinar os primeiros passos da bola a crianças com pais dispostos a desembolsar R$ 1,2 mil por seis dias de treinamento em "camps" da "CBF School".

De acordo com o diretor de marketing da entidade, Gilberto Ratto, os "camps" (ou as clínicas) são o embrião da série de escolinhas que a CBF deseja espalhar pelo mundo.

O projeto promoverá clínicas de futebol para crianças de 7 até 15 anos.

Vanderlei Almeida -10.nov.2016/AFP
Phillipe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus no Mineirão
Phillipe Coutinho, Neymar e Gabriel Jesus no Mineirão

"A intenção é fomentar o futebol e conversar com os jovens. Pode ser que saiam craques dali, mas não é nosso foco. Queremos é colocar a nossa marca junto desse público", disse Ratto.

Neste ano, a CBF lançou dois produtos dentro da "estratégia de se aproximar dos jovens:o "e-Brasileirão-2017", uma versão virtual do torneio organizado pela entidade, e o "canarinho", nova mascote da seleção.

O "camp" que marcará o início do projeto acontecerá em São Paulo, dos dias 23 a 28 de janeiro. A entidade reservou uma cota de 10 % das vagas para receber meninas e meninos revelados em projetos comunitários selecionados pela própria CBF.

A clínica será realizada na USP (Universidade de São Paulo). Os cinco primeiros dias serão de aulas teóricas e práticas. No último, os organizadores farão uma confraternização com ex-campeões.

"Os camps servirão para conhecermos melhor o produto. Com o tempo, vamos desenvolver escolinhas", disse o dirigente da entidade.

Ratto afirmou que optou por usar palavras em inglês para batizar o projeto numa tentativa "de internacionalizar" a marca da CBF.

Empresários da Arábia Saudita e da China negociam com a confederação para receber as escolinhas.

Nas primeira edições, professores formados em cursos promovidos pela entidade vão ministrar as clínicas.

Inicialmente, o projeto é bancado pela confederação, mas a intenção é viabilizar financeiramente as escolinhas com novos patrocinadores.

No site da CBF, pelo menos 12 cidades receberão os "camps". No final de 2017, a entidade quer promover uma versão na Granja Comary.


Endereço da página: