Folha de S. Paulo


Seleção brasileira joga bem e vence Argentina em Belo Horizonte

Neymar brilhou, finalmente, no duelo particular travado com Lionel Messi.

Jogando em casa, o ex-santista fez belas jogadas, deu passe para o primeiro gol e fez o seu na vitória da seleção brasileira contra a Argentina, por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (10), no Mineirão, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Até esta quinta, Neymar nunca tinha feito um gol nas quatro partidas que havia disputado contra o companheiro do Barcelona. Em todas as vezes, Messi o ofuscava.

Desta vez, o atacante brasileiro desequilibrou e só foi parado pelos argentinos com faltas durante a vitória.

Com inteligência, deu o passe para o belo gol de Philippe Coutinho. E no final do primeiro tempo, Neymar teve frieza e velocidade para fazer o seu após passe de Gabriel Jesus.

No segundo tempo, com a vitória garantida, Neymar encantou, dando uma série de belos dribles e levou os torcedores a gritar "olé" várias vezes no estádio.

Com os três pontos conquistados no retorno ao Mineirão dois anos após a derrota de 7 a 1 para a Alemanha, a seleção se isola na liderança do torneio classificatório para o próximo Mundial. Confirma assim a excelente fase que vive desde que Tite assumiu o time, em junho.

A equipe nacional acumula cinco vitórias seguidas (fez 15 gols e sofreu apenas um) desde a chegada do treinador, que pegou a equipe fora da zona de classificação. O Brasil soma agora 24 pontos nas eliminatórias.

Logo após o terceiro gol, Tite teve o nome cantado pelos mais de 53 mil torcedores que foram ao estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Já a Argentina permanece em crise, em sexto lugar, com 16 pontos. Apenas quatro seleções se classificam direto para a Copa da Rússia. Uruguai, Colômbia e Equador completam a zona de classificação da competição.

Na próxima terça (15), a seleção enfrenta o Peru, em Lima. Para o jogo, o time terá o desfalque do lateral Marcelo. O jogador do Real Madrid recebeu cartão amarelo, o seu segundo no torneio, e terá que cumprir suspensão.

DUELO DE CHAPÉUS

Apesar de Neymar ter vencido o duelo particular com o companheiro de Barcelona, Messi começou inspirado.

O argentino deu dois chapéus em Fernandinho em apenas cinco minutos de jogo. No segundo, o volante do Manchester City não deixou o atacante do Barcelona completar o lance. Fez falta e recebeu cartão amarelo.

Enquanto isso, Neymar tentava buscar jogo no início do clássico, mas era parado pelos rivais. Aos 20min, deu o seu chapéu. A partir daí, o seu futebol deslanchou.

O gol não demorou a sair. Mais solto, o brasileiro do Barcelona deu um belo passe para Philippe Coutinho abrir o placar da partida.

Aos 24min, o jogador do Liverpool saiu da direita, recebeu a assistência de Neymar e chutou no ângulo esquerdo de Romero.

Com o gol, a seleção recuou. O time administrava o placar com certa facilidade. Todos voltavam para marcar e apostavam num contra-ataque para surpreender o adversário e definir a vitória.

A estratégia deu certo. Aos 45min, o Brasil armou um contra-ataque decisivo.

Gabriel Jesus acertou um passe em profundidade para Neymar. O jogador do Barcelona tocou na saída de Romero. Fez o segundo gol.

Com a Argentina abatida, os brasileiros dominaram o segundo tempo inteiro. Aos 13min, Paulinho fez o terceiro. O volante que esteve em campo no 7 a 1, na Copa de 2014, no mesmo Mineirão, aproveitou o cruzamento do Renato Augusto e fez o seu, dando início à festa da torcida e jogadores em campo.

O Brasil mostrava enfim que o Mineirão tinha um dono. Ele é do time de Neymar.


Endereço da página:

Links no texto: