Folha de S. Paulo


Técnico de Isaquias Queiroz retira tumor no cérebro em cirurgia no Rio

Moacyr Lopes Junior - 10.dez.2014/Folhapress
LAGOA SANTA, MG, BRASIL. 10.12.2014. O tecnico espanhol Jesus Morlan, da equipe brasileira de canoagem, durante treino na cidade Lagoa Santa, em Minas Gerais; o tecnico escolheu a cidade, alugou uma casa para a equipe, contratou cozinheiro e esta satisfeito por ter tranquilidade para os treinos e melhor preparacao para os Jogos Olimpicos de 2016 . (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress, ESPORTE). ***EXCLUSIVO***
O técnico de Isaquias Queiroz, o espanhol Jesus Morlán

Técnico do canoísta Isaquias Queiroz, que conquistou três medalhas nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, Jesus Morlán foi submetido nesta terça-feira (8) a uma cirurgia para extrair um tumor na base do cérebro.

De acordo com nota divulgada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), o estado do espanhol, que trabalha no Brasil desde 2013, é estável. A intervenção foi realizada no Rio de Janeiro.

"Jesus Morlán foi operado pelo médico neurocirurgião Dr. Paulo Niemeyer e seu quadro é estável. De acordo com o coordenador médico do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Dr. Roberto Nahon, o pós-operatório e os exames anátomo-patológicos indicarão o tratamento que Jesus Morlán fará após a recuperação da cirurgia", disse o comunicado.

O comunicado afirmou que Morlán sentiu dores e tonturas na semana passada e, após exames de ressonância magnética e tomografia, foi constatado o tumor.

No sábado (5), ele foi transferido em UTI móvel para o hospital Copa D'Or, no Rio, onde permanece internado. Sua mulher, Tania, que vive na Colômbia, veio ao seu encontro no Rio.

William West/AFP
Brazil's Erlon De Souza Silva and Brazil's Isaquias Queiroz Dos Santos celebrate on the podium of the Men's Canoe Double (C2) 1000m final at the Lagoa Stadium during the Rio 2016 Olympic Games in Rio de Janeiro on August 20, 2016. / AFP PHOTO / WILLIAM WEST
Erlon de Souza e Isaquias Queiroz com a prata no C2 1.000 m, nos Jogos do Rio

LAPIDAÇÃO

Morlán foi trazido ao Brasil em 2013, pelo COB, para treinar a seleção brasileira de canoagem velocidade. Primeiramente, ele coordenou o grupo em São Paulo.

Em 2014, a equipe, a pedido do espanhol, transferiu-se para Lagoa Santa, na Grande Belo Horizonte, para se preparar para os Jogos Olímpicos do Rio.

Desde que ele chegou ao país, a canoagem velocidade nacional, sobretudo Isaquias Queiroz, começou a despontar como força emergente no cenário mundial.

Isaquias, sozinho, conquistou seis medalhas em Campeonatos Mundiais nos anos de 2013, 2014 e 2015. Com isso, foi para a Olimpíada do Rio com status de favorito a medalhas em três provas.

Em agosto, Isaquias confirmou os prognósticos: foi medalha de prata nas provas C1 1.000 m, C2 1.000 m (com Erlon Souza) e bronze no C1 200 m. Ao longo da campanha, ele se referiu a Morlán inúmeras vezes como "pai".

Exigente e avesso a entrevistas, o espanhol acertou sua permanência no Brasil até os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.


Endereço da página:

Links no texto: