Folha de S. Paulo


Jejum de 108 anos do Cubs acabou com triunfo em jogo memorável

Se você teve de suportar anos -não, gerações- de esperanças vãs e sofrimento, melhor que o jogo que o leva à vitória em uma World Series seja memorável.

Foi o que aconteceu com o Chicago Cubs, que pôs fim aos seus 108 anos sem títulos de maneira épica: com uma vitória por 8 a 7 na décima entrada do jogo sete do playoff contra o Cleveland Indians, que começou na noite de quarta, se estendeu até a madrugada da quinta-feira e ainda assim pareceu ter acabado rápido demais.

Quando o Indians reverteu a desvantagem no placar com três corridas na oitava entrada -entre as quais um espetacular home run do rebatedor Rajai Davis em arremesso do closer Aroldis Chapman–, o Cubs ainda assim encontrou um caminho para espantar os fantasmas de playoffs passados.

Depois de uma breve parada causada pela chuva, ao final da nona entrada, eles marcaram duas corridas por Ben Zobrist, o melhor jogador da World Series, uma delas impulsionada por Miguel Montero.

O Cubs então precisou segurar a respiração na porção final da entrada, quando Davis rebateu e marcou uma corrida, deixando o Indians em desvantagem de apenas uma corrida no placar. Mas Mike Montgomery substituiu Carl Edwards e em um arremesso de efeito levou Michael Martínez a fazer uma rebatida lenta para o diamante. O terceira base Kris Bryant apanhou a bola e a lançou para o primeira base Anthony Rizzo.

Enquanto a bola atravessava o diamante, o estádio ficou em silêncio -uma das raras ocasiões em que isso aconteceu na partida-, mas só até que a bola estivesse repousando na luva de Rizzo. Então, o grande contingente de torcedores do Cubs explodiu e os jogadores de Chicago correram para o meio do diamante a fim de celebrar.

"Somos campeões mundiais", disse Rizzo no embriagado vestiário dos visitantes, depois de receber um longo abraço do ator Bill Murray. "O Chicago Cubs é campeão mundial. Vou demorar a me acostumar com a ideia."

Milhares de torcedores ficaram no estádio por quase uma hora depois do jogo, descendo para o nível do gramado e agitando as onipresentes bandeiras com a letra W, cantando "Go Cubs Go", o hino das vitórias do clube, e rugindo de alegria quando Rizzo ergueu a bola que apanhou na jogada final.

Um torcedor exibiu um cartaz que dizia "agora posso morrer em paz".

O sono dos torcedores do Cubs já não será torturado por velhas lembranças –os colapsos de 1969, 1984 e 2003–, as histórias sobre maldições envolvendo gatos ou bodes, e Steve Bartman, o infame torcedor que interferiu em uma jogada de playoff e apanhou uma bola que ainda estava em jogo, gerando uma falta que permitiu a reação do Florida Marlins no playoff de 2003.

"Se você acredita nesse tipo de coisa, será um atraso na sua vida por muito tempo", disse Joe Maddon, o treinador do Cubs. "Amo a tradição. Acho que a tradição vale a pena, mentalmente, e a tradição está sendo mantida. Mas maldições e superstições não fazem parte disso."

Na noite de quarta-feira, o Cubs mais sobreviveu ao Indians que o derrotou.

O final emocionante do playoff -e da espera de 108 anos- trouxe com ele uma segunda recompensa em termos históricos. O Cubs se tornou o primeiro time de beisebol a superar uma desvantagem por três jogos a um em uma World Series desde que o Kansas City Royals o fez em 1985, e o primeiro a fazê-lo jogando na casa do adversário desde o Pittsburgh Pirates em 1979.

Enquanto isso, nesse duelo de times acostumados a sofrer, o Indians continuará a fazê-lo por mais tempo. O último título do time na World Series aconteceu em 1948 -e a maneira dolorosa pela qual perdeu, com três derrotas consecutiva, levará esse fracasso ao topo de uma lista que até o momento era encabeçada pela World Series de 1997, quando o Indians levou uma virada na nona entrada e o título ficou com o Florida Marlins.

Quando o Indians entrou no vestiário durante a parada por causa da chuva, os armários estavam revestidos de plástico e a champanhe estava pronta.

"Vai ser dolorido", disse Terry Francona, o treinador do Indians, que classificou o jogo como incrível. "Vai doer porque nós nos importamos, mas os jogadores têm de andar de cabeça erguida porque deram seu máximo em campo. E isso é tudo que temos o direito de pedir a eles. Eles batalharam até esgotar suas forças."

O Indians superou dificuldades durante toda a temporada. O time tem a 24ª mais alta entre as folhas de pagamentos dos 30 times da Major League Baseball (MLB), e sofreu as ausências do rebatedor Michael Brantley e dos arremessadores Danny Salazar e Carlos Carrasco, por lesão, e a perda de dois jogadores suspensos por uso de drogas. A equipe teve de jogar em desvantagem a noite inteira, jamais tirando a liderança de Chicago na quarta-feira.

Para vencer, o Cubs derrotou dois dos arremessadores mais dominantes da pós-temporada -Corey Kluber, o melhor pitcher do Indians, e seu versátil reserva Andrew Miller. Os dois permitiram mais corridas ao adversário na final do que haviam permitido em toda a pós-temporada. Mesmo assim, o time conseguiu se recuperar com o home run de Davis.

O jogo repleto de reviravoltas aconteceu em um ambiente incomumente neutro, já que muitos dos prósperos e apaixonados torcedores do Cubs conseguiram ingressos para a partida. Os 38.104 espectadores se dividiam igualmente entre as duas torcidas, e elas passaram a noite alternando gritos entusiásticos; não houve momentos mortos. Nem mesmo a parada de 17 minutos por conta da chuva desanimou os torcedores.

Eles foram os últimos espectadores a testemunhar a garra do Cubs –que venceu 103 partidas na temporada regular, o melhor resultado na MLB -em campo na pós-temporada.

O time estava em desvantagem de quatro corridas na nona entrada do jogo decisivo de sua série inicial de playoffs e virou a partida, eliminando o San Francisco Giants, que havia vencido dez partidas eliminatórias em seguida. Depois de passarem 21 entradas sem marcar, na série seguinte contra o Los Angeles Dodgers eles se recuperaram e venceram três jogos em seguida, derrotando Clayton Kershaw na partida final.

Quando o Cubs entrou em campo em seu estádio, o Wrigley Field, no domingo, sabendo que teria de ganhar as três partidas finais do playoff para ficar com o título, Rizzo decidiu amenizar o clima. Ele pediu que os filmes da série "Rocky" fossem exibidos em todos os televisores do vestiário, e saiu boxeando seminu pela sala, brincando com os companheiros.

A mensagem dele: o playoff seria decidido só no último jogo.

"Foi como uma luta entre pesos pesados, cara", disse Zobrist. "Uma troca de golpes, todo mundo jogando seu máximo. O Indians não desistiu, tampouco, e não posso acreditar que estamos aqui, depois de 108 anos, enfim erguendo o troféu."

Quando a partida foi postergada por causa da chuva, depois da nona entrada, Jason Heyward chamou os colegas de time para uma conversa no vestiário. Ele disse a todos que era preciso esquecer o acontecido até ali, e disse que eles encontrariam uma maneira de vencer.

"Todo mundo ficou muito entusiasmado, e eu não esperava isso", disse Montgomery. "Minha expectativa é de que eles estivessem frustrados, desanimados com o time e com eles mesmos. Estávamos a um arremesso de terminar a entrada com três corridas de vantagem e desperdiçamos essa oportunidade. Mas, logo em seguida, o pessoal todo se recuperou e veio com a atitude de 'vamos ganhar'."

Quando a lona que recobria o campo foi removida, Kyle Schwarber começou a décima entrada com um single rebatendo arremesso de Bryan Shaw, e Albert Amora entrou em seu lugar como corredor. Bryant, que havia obtido home runs nos dois jogos anteriores do Cub, conseguiu uma rebatida profunda para o centro, em distância suficiente para permitir que Amora ocupasse a segunda base. Shaw depois permitiu que Rizzo mudasse de base deliberadamente.

Zobrist rebateu um arremesso que poderia tê-lo eliminado para o left field, permitindo que Amora marcasse uma corrida e deixando Rizzo na terceira base. Zobrist, um jogador em geral contido, comemorou socando o ar e gritando ao chegar à segunda base.

O Indians permitiu que Addison Russell ganhasse uma base, e em seguida Montero acertou um single que levou Rizzo a marcar uma corrida. As corridas aliviaram um pouco a pressão sobre Chapman -que domingo fez 42 arremessos e eliminou os últimos oito rebatedores do Indians, para manter o Cubs vivo na série.

Ao substituir Jon Lester na oitava entrada, com um corredor na primeira base e dois fora, ficou rapidamente claro que ele estava desgastado. Chapman permitiu que Brandon Guyer marcasse uma corrida e em seguida o home run de Davis, que valeu dois pontos para o Indians. A vantagem que o Cubs construiu sobre os home runs de Dexter Fowler, Javier Báez e David Ross -o catcher de 39 anos que anunciou que se aposentadoria depois do jogo- havia desaparecido.

Mas o drama não.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Endereço da página:

Links no texto: