Folha de S. Paulo


Água poluída faz Liga Mundial de Surfe mudar local da etapa do Rio

A Liga Mundial de Surfe anunciou nesta quarta-feira (19) que a etapa do Rio, antes realizada no Postinho da Barra da Tijuca, será disputada em Saquarema no próximo ano.

A mudança se deve principalmente em razão da poluição nas águas da cidade do Rio de Janeiro.

"O Postinho era muito legal, mas não tivemos muita sorte com as ondas lá e a qualidade da água recentemente tem sido um desafio muito grande. Estamos comprometidos em manter o Circuito Mundial no Brasil e muito animados com a oportunidade de realizar mais um evento memorável para os fãs do mundo inteiro", afirmou Kieren Perrow, comissário da Liga.

Em 2015, surfistas que disputaram a etapa do Rio do Mundial lamentaram a poluição no mar. Alguns atletas chegaram a passar mal, como os americanos Kelly Slater e C.J. Hobgood, o irlandês Glenn Hall, a americana Sage Erickson e o brasileiro Filipe Toledo.

Slater disse que passou um dos dias na cama, teve dores de estômago e não disputou a competição com 100% da sua capacidade física. O paulista Wiggolly Dantas afirmou que percebeu a água mais escura na área da competição.

Naquele mesmo ano a organização se viu obrigada a vetar a praia de São Conrado para a competição por causa dos altos índices de poluição da água. O local era a opção reserva dos organizadores caso as ondas da Barra não estivessem boas o bastante.

Manobras do surfe


Endereço da página:

Links no texto: