Folha de S. Paulo


Com G5, Brasileiro ganha relevância para times do meio da tabela

Rubens Cavallari/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 28-09-2016. 22h55min42s. Corinthians e Cruzeiro pela partida de ida das quartas de finais da Copa do Brasil 2016 na Arena Corinthians. Comemoração de Marquinhos Gabriel no gol contra de Leo do Cruzeiro. (foto: Rubens Cavallari/Folhapress, VENCER, **** EDICAO NORMAL****). ***EXCLUSIVO AGORA***EMBARGADA PARA VEICULOS ON LINE***UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SÃO PAULO***f: 3224-2169, 3224-3342. *filename:_AV_0318.JPG* (TRAX NUMBER: 00136177A) ORG XMIT: _AV_0318.JPG
Jogadores do Corinthians comemoram o primeiro gol marcado na vitória sobre o Cruzeiro

Com a possibilidade do Brasil ganhar mais uma vaga na próxima Libertadores, os times do meio da tabela do Brasileiro ganharam um alento para tentar disputar o principal torneio sul-americano em 2017. Casos de Grêmio, Ponte Preta, Botafogo, Chapecoense e até o São Paulo.

O aumento de uma vaga para o país na competição continental será decidido no próximo domingo (2), quando o Comitê Executivo da Conmebol se reunirá para aprovar as mudanças apresentadas no encontro da última terça-feira.

Com o formato de 20 equipes no sistema de pontos corridos implantado pela CBF em 2006, o quinto colocado no Campeonato Brasileiro teve em média 60 pontos.

Atualmente, o Fluminense está na quinta colocação com 43 pontos. Para atingir a marca considerada essencial, o clube carioca teria que ter um aproveitamento de 55% nas 11 partidas restantes. Hoje, a equipe tem 53%.

O time do Rio entrou na disputa pela vaga na Libertadores após somar nove dos últimos 12 pontos disputados e ganhar duas posições na tabela. Por outro lado, o Corinthians caiu de rendimento e despencou para o sétimo lugar. O clube paulista obteve apenas um ponto no período.

Esse equilíbrio, a oscilação jogo a jogo e até os confrontos diretos nas próximas rodadas permitem que outros times mantenham a esperança de levar a quinta vaga.

O Grêmio, por exemplo, pode ganhar até três posições na tabela caso a próxima rodada seja favorável. Na oitava colocação, o time gaúcho necessita de 64% de aproveitamento até o final do torneio para atingir o histórico do quinto colocado no final do Brasileiro. Somente o líder Palmeiras, com 66%, e o vice-líder Flamengo, 64%, têm desempenho superior.

Ponte Preta, Botafogo, Chapecoense e São Paulo teriam que conseguir aproveitamento melhor do que os do líder e vice-líder. Com 39 pontos, o time de Campinas precisaria vencer sete dos 11 jogos restantes. Já os clubes do Rio e de Santa Catarina necessitariam de 70% de aproveitamento —índice que o Corinthians conseguiu em 2015, quando faturou o título Brasileiro. A campanha do hexacampeonato corintiano é a melhor de um campeão no atual sistema de disputa.

Mais perto da zona de rebaixamento do que do G4 —é o 12º colocado—, o São Paulo é outro clube que pode sonhar com a vaga. Só que para atingir o número ideal, o time de Ricardo Gomes teria que obter 82%. Em números absolutos, precisaria de nove vitórias —o mesmo que conseguiu em 27 partidas.

Em pontuação total, até o Internacional, 18º colocado, tem chances. Uma campanha impecável com 100% de aproveitamento faria o clube colorado chegar aos 60 pontos.

O sonho pela última vaga já começa neste sábado, quando será realizada a 28ª rodada. Pelo menos, três jogos serão confrontos diretos: Botafogo x Corinthians, Santos x Atlético-PR, e Atlético-MG x Ponte Preta.


Endereço da página:

Links no texto: