Folha de S. Paulo


Wawrinka bate Djokovic em duelo de 4 horas e é campeão do Aberto dos EUA

Stan Wawrinka é campeão do Aberto dos EUA pela primeira vez em sua carreira. O suíço venceu Novak Djokovic (1º do ranking) de virada por 3 sets a 1 com parciais de 6/7, 6/4, 7/5 e 6/3, após quase quatro horas na noite deste domingo (11), em Nova York.

Número 3 do mundo, Wawrinka já havia sido campeão de Roland Garros em 2015 e do Aberto da Austrália no ano anterior. Agora, com a conquista do Aberto dos Estados Unidos, falta ao suíço de 31 anos somente o título de Wimbledon para conquistar os quatro principais torneios de tênis do mundo.

Elsa/AFP
NEW YORK, NY - SEPTEMBER 11: Stan Wawrinka of Switzerland celebrates the second set point against Novak Djokovic of Serbia during their Men's Singles Final Match on Day Fourteen of the 2016 US Open at the USTA Billie Jean King National Tennis Center on September 11, 2016 in the Flushing neighborhood of the Queens borough of New York City. Elsa/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Número 3 do mundo, Wawrinka comemora após vencer Novak Djokovic no Aberto dos EUA

DJOKOVIC SAI NA FRENTE

Parecia tarde demais quando Wawrinka acordou no primeiro set. Djokovic começou arrasador, quebrando o saque do rival na primeira oportunidade e abrindo 3/0.

O suíço foi entrando no jogo aos poucos, mesmo com muita dificuldade para confirmar seus serviços diante do sérvio, e contou com vacilo do oponente para devolver a quebra.

Quando sacava para vencer a parcial, com 5/3 de vantagem, Djokovic cometeu dupla-falta com 30-40 e cedeu o serviço. Wawrinka "ressurgiu" no set, levando a parcial para o tie-break. Mas voltou a cochilar no momento decisivo, abusou dos erros não-forçado e acabou derrota por 7/1.

WAWRINKA LEVA 2º SET

Wawrinka reagiu no segundo set. Após começar o jogo com altos e baixos, o suíço encaixou de vez seu backhand mortal, cheios de efeito e bastante angulados.

Assim, colocou pressão em Djokovic, que não conseguiu dominar os pontos como acontecera na primeira parcial.

Precisando correr mais, o sérvio também errou mais e passou a sofrer para confirmar seus serviços. Em duas dessas ocasiões, ele cedeu a quebra para Wawrinka, que só teve o serviço frustrado uma vez e fechou a parcial em 6/4.

WAWRINKA VIRA SOBRE DJOKOVIC

Wawrinka continuou mais constante no terceiro set. Logo conseguiu a quebra contra Djokovic e largou na vantagem.

Mas o sérvio não demorou para devolvê-la, deixando tudo igual em 3/3. Jogo muito disputado, equilibrado, decidido nos mínimos detalhes.

Assim seguiu até nova igualdade em 5/5. No fim, o suíço confirmou bem seu saque e jogou a pressão para o sérvio, que tomou mais uma quebra para perder por 7/5 em 1h16min no set mais longo.

WAWRINKA FECHA A CONTA

Djokovic viu seu ritmo cair no quarto set. Sem a mesma intensidade do início do jogo, e com dificuldades de correr a todo instante de um lado a outro da quadra, o sérvio foi atropelado no início por Wawrinka, que abriu 3/0 com uma quebra de saque.

Numa das devoluções, Djoko puxou a perna, como se tivesse sentido lesão na virilha. Mas quando pediu atendimento médico, minutos depois, o problema era o excesso de bolhas nos pés do número 1.

Djoko ainda tentou retomar o alto nível, mas não conseguiu mais seguir buscando as bolas cheias de efeito de Wawrinka, que fechou a conta com 6/3 para se consagrar na galeria dos campeões do US Open.

ASTRO DE 'HOUSE OF CARDS' PRESTIGIA DECISÃO

Protagonista da série "House of Cards", grande sucesso mundial do Netflix, o ator norte-americano Kevin Spacey assistiu à decisão entre Djokovic e Wawrinka no Arthur Ashe Stadium, no complexo de Flushing Meadows, no bairro do Queens em Nova York.

Quem também marcou presença na final foi a editora da Revista Vogue, Anna Wintour, como de costume. Além de Leonardo di Caprio, que, mesmo com roupa discreta, não passou despercebido.

VAGA NA FINAL COM 50% DOS JOGOS COMPLETOS

Quando mais precisou de descanso na temporada, porque sofria com dores no cotovelo direito, Djokovic contou com a sorte. Para chegar à decisão do US Open, o número 1 do mundo venceu seis partidas, mas só precisou completar três delas.

Djoko estreou com vitória por 3 sets 1 sobre Jerzy Janowicz. Na segunda rodada, não precisou nem entrar em quadra contra Jiri Vesely, que desistiu da partida com problemas físicos. Na sequência, o sérvio jogou apenas seis games contra Mikhail Youzhny, que abandonou o jogo no primeiro set.

Nas oitavas de final, Djokovic fez sua segunda partida completa e passou com tranquilidade por 3 sets a 0 contra Kyle Edmund. Mas nas quartas voltou a ver um rival, no caso Jo-Wilfried Tsonga, desistir da partida, dessa vez após o fim do segundo set. Na semi, ele completou seu terceiro jogo no torneio, derrotando por 3 sets a 1 Gael Monfils.


Endereço da página: