Folha de S. Paulo


Em estreia de Tite, Gabriel Jesus brilha e Brasil vence no Equador

Em 2015, na época em que era técnico do Corinthians e após ter sofrido com o talento de Gabriel Jesus em um clássico, Tite sentenciou: "Ele é de verdade".

Em sua estreia à frente da seleção brasileira em Quito, no Equador, o treinador pôde vibrar com a consistência do atacante, que ainda atua pelo Palmeiras, mas já foi vendido ao Manchester City.

O atleta de 19 anos, também estreante na seleção principal, sofreu pênalti, marcou dois gols e foi o protagonista da vitória por 3 a 0 sobre o Equador pelas eliminatórias da Copa da Rússia.

O Brasil subiu à quinta posição nas eliminatórias, ainda fora da zona de classificação para 2018. A Argentina lidera a disputa.

A chave do triunfo foi uma alteração feita no final do primeiro tempo por Tite, que via o ataque brasileiro errando muitos passes e finalizações.

Ele então inverteu as posições de Neymar, que jogava na meia esquerda, e de Jesus, que estava centralizado. E então a seleção brasileira se encontrou ofensivamente na partida, enfileirando três gols: Neymar e Jesus participaram de dois deles cada um.

"Não imaginava que o Gabriel faria dois gols, claro. A gente aposta naquilo que tem possibilidade maior de sucesso. Eu senti os atletas pressionados e, por isso, as dificuldades no primeiro tempo. São humanos e sentem toda a expectativa gerada", disse Tite.

MELHOR NO 2º TEMPO

No primeiro tempo, a equipe mostrou obediência tática, disposta no esquema 4-1-4-1, trocando passes e movimentando-se continuamente. No entanto, a pouca familiaridade dos jogadores entre si e o caráter inicial do comando de Tite na seleção levaram a resultados desiguais.

O aproveitamento das ideias de Tite foi positivo em alguns momentos, especialmente na defesa, e negativo em outros, na criação de jogadas.

Pelo lado direito, com Daniel Alves e Willian, aconteceram erros de passes no campo defensivo. Ao tentarem as triangulações, perderam seguidas vezes a posse da bola. As jogadas ofensivas morriam no nascimento.

No segundo tempo, a seleção recuperou-se dominou a partida com troca de passes e avanços laterais. Nesse momento, Jesus brilhou ao mostrar suas qualidades que Tite mais valoriza: as entradas na área em diagonal, a velocidade e as finalizações precisas.

Aos 24 minutos, passou pelo zagueiro Mina, cortou o goleiro Domínguez e foi derrubado. O árbitro marcou pênalti. Neymar abriu o placar.

Aos 41 minutos, Marcelo triangulou pela esquerda e cruzou. Jesus desviou de calcanhar e fez o segundo gol da partida. Cinco minutos depois, recebeu passe de Neymar e bateu de fora da área, no ângulo, para sacramentar o triunfo com um belo gol.

Na terça (6), a seleção recebe a Colômbia na Arena da Amazônia, em Manaus.


Endereço da página:

Links no texto: