Folha de S. Paulo


Fanning vence etapa do Mundial de Surfe um ano após ataque de tubarão

Kirstin Scholtz/WSL
Mick Fanning during the semifinal at the JBay Open in South Africa.
Mick Fanning na etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, do Mundial de Surfe

Um ano após sobreviver ao ataque de um tubarão, o australiano Mick Fanning, 35, voltou a Jeffreys Bay e venceu a etapa sul-africana do Campeonato Mundial de Surfe neste sábado (16).

Após a conquista, o tricampeão mundial afirmou que a vitória sobre John John Florence, 23, encerrou um ciclo de 12 meses após o incidente.

Fanning fez 17.70 pontos na final, enquanto Florence fez 17.13.

"Lembrando o que aconteceu, foi uma verdadeira montanha-russa de sentimentos, mas eu estou emocionado em voltar e consertar o que ficou errado."

Pelo Twitter, a Liga Mundial de Surfe deu os parabéns a Fanning.

Fanning

Com os 10 mil pontos da vitória, Fanning pulou da 16ª para a 5ª colocação do ranking desta temporada, apesar de o surfista estar competindo em somente alguns eventos do ano.

"Esse era o meu plano: consertar o problema que aconteceu no ano passado. Agora, podemos seguir em frente", disse Fanning.

Vice-campeão da etapa, John John Florence somou 8 mil pontos e é o segundo colocado do ranking do mundial, apenas 2.350 pontos atrás do líder Matt Wilkinson. Ainda restam cinco etapas para o fim do campeonato deste ano.

Para os brasileiros, a etapa de Jeffreys Bay terminou nas quartas de final. Gabriel Medina não conseguiu superar Julian Wilson e foi eliminado, enquanto Filipe Toledo foi superado por Mick Fanning.

ATAQUE

No ano passado, imagens de televisão mostraram o surfista sendo atacado por um tubarão branco enquanto estava parado sobre a prancha.

Derrubado na água pelo animal, Fanning esmurrou e chutou o tubarão e depois nadou até ser resgatado ileso por um jet ski da organização.


Endereço da página:

Links no texto: