Folha de S. Paulo


Portugal supera ausência de Cristiano Ronaldo e ganha seu 1º grande título

Mesmo com Cristiano Ronaldo substituído ainda aos 24min do primeiro tempo devido a uma lesão muscular, Portugal conseguiu administrar o desfalque e conquistou a Eurocopa ao derrotar a França por 1 a 0 na prorrogação, na tarde deste domingo (10), no Stade de France, em Saint-Denis.

Com a conquista inédita, graças a um gol do atacante Éder aos 3min da etapa final do tempo extra, depois do empate por 0 a 0 nos 90 minutos, os portugueses se sagraram campeões da competição europeia pela primeira vez na sua história.

Éder, nascido em Guiné-Bissau e naturalizado português, entrou na decisão aos 33min do segundo tempo e deu mais presença ofensiva a Portugal. E, num chute rasteiro de fora da área na segunda etapa da prorrogação, deu o título inédito a Portugal.

Já Cristiano Ronaldo, que saiu de campo aos prantos, conseguiu neste torneio igualar o feito do francês Michel Platini ao chegar a nove gols em quatro edições da Eurocopa e se tornar o maior artilheiro da história do torneio.

O JOGO

Empurrada pela sua torcida, a seleção francesa buscou pressionar desde os primeiros minutos, enquanto Portugal, mais recuado, apostava somente nos contra-ataques.

Com os bons avanços do volante Sissoko e as jogadas em velocidade do atacante Griezmann, o time da casa criou boas chances de abrir o placar no primeiro tempo, mas o goleiro Rui Patrício fez ao menos três importantes defesas e evitou o gol francês.

Depois, mesmo com a saída de Cristiano Ronaldo por contusão, os portugueses conseguiram equilibrar as ações da partida e tiveram mais presença ofensiva antes do intervalo, mas sem criar grandes oportunidades.

A França voltou a ter o domínio territorial no jogo durante quase todo o segundo tempo, mas ainda com muitas dificuldades de entrar na grande área de Portugal.

Os franceses conseguiram assustar a zaga adversária somente depois dos 20min, quando Griezmann cabeceou a bola rente ao gol português. Giroud ainda acertou a trave do goleiro Rui Patrício já nos acréscimos.

Na prorrogação, a seleção francesa continuou pressionando Portugal, que conseguiu se defender bem e jogar somente em contragolpes ou jogadas de bola parada.

E, assim, conseguiu o gol do título. Aos 3min do segundo tempo, Éder chutou de fora da área e acertou o canto do goleiro Lloris para o delírio dos portugueses.

OS CAMPEÕES DA EUROCOPA

1960 - União Soviética
1964 - Espanha
1968 - Itália
1972 - Alemanha
1976 - Tchecoslováquia
1980 - Alemanha
1984 - França
1988 - Holanda
1992 - Dinamarca
1996 - Alemanha
2000 - França
2004 - Grécia
2008 - Espanha
2012 - Espanha
2016 - Portugal


Endereço da página:

Links no texto: