Folha de S. Paulo


Confronto da torcida do São Paulo com a PM deixa ao menos 19 feridos

Veja o vídeo

Imagens Amon Borges

Uma confusão tomou conta do entorno do Morumbi após a derrota por 2 a 0 para o Atlético Nacional (COL), nesta quarta (6), pelas semifinais da Libertadores, deixando ao menos 19 feridos. Segundo a Polícia Militar: 16 policiais e três torcedores.

São paulinos e policiais transformaram as ruas que contornam o estádio em uma praça de guerra. Pedras, garrafas e até rojões foram lançados nos policiais, que revidavam com bombas de efeito moral e balas de borracha.

Segundo a PM, a confusão começou com torcedores organizados que não estavam no estádio durante a partida. Ainda segundo a polícia, eles estavam identificados com camisetas da Independente, principal organizada do São Paulo.

"Torcedores que estavam na parte externa, da Independente, começaram a atacar os marreteiros [ambulantes] e jogaram garrafas nos torcedores comuns. Eles depois começaram a roubar os torcedores comuns", afirmou o tenente coronel Gonzaga, responsável pelo policiamento no estádio.

Apesar da declaração, nenhuma pessoa foi detida por roubo. Dez torcedores foram detidos e levados para o 89º DP do Jardim Taboão, onde foi registrado um boletim de ocorrência de lesão corporal, resistência, dano qualificado e por promover tumulto.

A Independente publicou uma nota em suas redes sociais, nesta quinta (7), para " esclarecer os fatos ocorridos no jogo". Segundo o grupo, a Polícia Militar errou desde a chegada dos torcedores ao estádio.

"Inicialmente, tivemos a festa impedida na chegada do ônibus. O combinado com a Polícia Militar, que era aproximar as grades não foi cumprido, em tom ameaçador e de confronto. Só queríamos estar ali levando nosso apoio ao time, atitude tradicional. Fomos repelidos de forma ostensiva. O clima ficou hostil desde esse momento."

A organizada afirma que não tem relação com os roubos, que atribui a quadrilhas especializadas.

"Do lado de fora, novamente, atos de confrontamento. Mas deixamos claro, não somos os responsáveis por tudo que acontece. Existem quadrilhas especializadas que aproveitam grandes eventos como o jogo de ontem para cometerem furtos de aparelhos de celular e carteiras".

Finalmente, a nota pede a punição dos responsáveis, sem generalização, e afirma que há uma tentativa de criminalizar a agremiação.

"Queremos punição de responsáveis, desde que identificados por seus atos, não generalizando a todos. Ocorre que parece que fazem de tudo, para colocar todos da Independente no patamar de criminosos".


Endereço da página:

Links no texto: