Folha de S. Paulo


Inglaterra é eliminada pela Islândia na Eurocopa, e técnico anuncia demissão

A Islândia continua fazendo história na Eurocopa. Em sua primeira participação no torneio os islandeses derrotaram a Inglaterra por 2 a 1, nesta segunda-feira (27), e avançaram às quartas de final do torneio.

Com 320 mil habitantes, a Islândia é o menor país na história da competição a ir tão longe

Após a partida, o técnico da Inglaterra Roy Hodgson anunciou a demissão do cargo que ocupa desde 2012. À frente da equipe, não conseguiu nenhum título.

"Meu contrato era até após a Euro, então agora é a hora de alguém para supervisionar o progresso deste jovem grupo, com fome e extremamente talentoso", disse.

"Eu estou realmente orgulhoso do trabalho que eu e a minha equipe técnica conseguimos nesse tempo no comando da Inglaterra. Eu gostaria de permanecer por mais dois anos", completou.

A Islândia foi ao ataque e continua viva na competição. Agora, a possibilidade de uma final entre duas seleções que nunca foram campeãs do mundo ainda existe. Para chegar à final, a seleção islandesa terá que enfrentar potências mundiais.

Nas quartas, o adversário será a França, anfitriã do torneio, no domingo (2). Caso avance, a surpresa da Euro terá pela frente o vencedor do confronto entre Alemanha e Itália.

Do outro lado da chave há seleções de menor expressão: Polônia, Portugal, País de Gales e Bélgica.

Para conseguir chegar entre os oito melhores da Europa, a vida dos islandeses não foi fácil. O time começou atrás no placar nesta segunda. Logo aos 3min de jogo, Rooney abriu o placar para Inglaterra em gol de pênalti. O empate veio logo em seguida com o zagueiro Sigurdsson.

A vaga veio graças ao atacante Sigthórsson, que marcou aos 17min após um chute no canto esquerdo de Hart.

Depois disso, a equipe teve que segura o ímpeto dos ingleses, que se lançaram ao ataque e por pouco não chegaram ao empate. No último lance de jogo, o goleiro Hart foi tentar cabecear a bola na área adversária, mas não teve sucesso.

INEDITISMO

A Islândia nunca participou de uma Copa do Mundo —chegou perto de vir ao Brasil em 2014, mas parou na repescagem das eliminatórias, diante da Croácia.

Também nunca havia disputado uma Eurocopa, e se classificou para a França-2016 graças ao aumento do número de participantes, de 16 para 24, iniciativa do ex-presidente da Uefa, Michel Platini, que buscava apoio para sua campanha à presidência da Fifa (hoje, acusado de corrupção, está suspenso do futebol).

A equipe está invicta com duas vitórias e dois empates. O elenco tem atletas que atuam em países como Alemanha, Itália, França e Inglaterra, mas não em clubes grandes. E a Islândia tem dois treinadores, algo relativamente comum em países nórdicos

Onde Fica Islândia

ADEUS AO TRICAMPEONATO

Após fazer uma campanha vexatória na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, a Espanha teve uma nova eliminação nesta segunda-feira (27) ao ser derrotada pela Itália por 2 a 0 nas oitavas de final da Eurocopa.

Essa é a terceira desclassificação seguida da equipe que foi a maior vencedora dos últimos oito anos. Além do revés desta segunda, os espanhóis também não obtiveram sucesso na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014.

O resultado acaba com o sonho de um tricampeonato na Euro, feito que seria inédito na competição continental. Em contrapartida, a Itália segue na disputa pela taça que não conquista desde 1968.

E o italiano Chiellini foi o responsável por abrir o caminho para colocar a seleção de seu país nas quartas. Aos 32min do primeiro tempo, o jogador aproveitou uma bola rebatida por De Gea e abriu o placar.

Aos 45min do segundo tempo, Pellè credenciou a vaga. O jogo das quartas será disputado no sábado (2) contra a Alemanha, às 16h.

Efe/Epa/Abedin
Saint-denis (France), 27/06/2016.- Giorgio Chiellini (top) of Italy and teammates celebrates after the team scored the 2-0 lead during the UEFA EURO 2016
Jogadores da Itália comemoram gol sobre a Espanha nas oitavas de final da Eurocopa

CONFIRA OS JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL DA EUROCOPA

Sábado
Suíça 1 (4)x(5) 1 Polônia
País de Gales 1x0 Irlanda do Norte
Croácia 0x1 Portugal

Domingo
França 2x1 Irlanda
Alemanha 3x0 Eslováquia
Hungria 0x4 Bélgica

Segunda-feira
Itália 2x0 Espanha
Inglaterra 1x2 Islândia

CONFRONTOS DAS QUARTAS DE FINAL

Quinta (30) às 16h
Polônia x Portugal (Sportv)

Sexta (1º) às 16h
País de Gales x Bélgica (Sportv)

Sábado (2) às 16h
Alemanha x Itália (Sportv)

Domingo (3) às 16h
França x Islândia (Sportv)


Endereço da página:

Links no texto: