Folha de S. Paulo


Portugal marca na prorrogação e enfrenta Polônia nas quartas da Euro

Com um gol aos 11min do segundo tempo da prorrogação, Portugal derrotou a Croácia por 1 a 0, neste sábado (25), e agora enfrentará a Polônia nas quartas de final da Eurocopa.

No tempo normal, os dois times fizeram um jogo tecnicamente ruim, mas com muita disputa física. Já a prorrogação foi diferente.

Tanto os croatas como os portugueses foram em busca do gol, e os contra-ataques foram comuns. Em um deles, Portugal foi fatal.

A jogada começou com uma bola defendida pelo goleiro Rui Patrício. Em seguida, Renato Sanchez saiu em disparada para o ataque e acionou Nani. O atacante tocou para Cristiano Ronaldo, que chutou para a defesa de Subasic. No rebote, Quaresma fez o gol da vitória.

Mesmo diante do placar adverso quase no fim do jogo, a Croácia não desistiu de buscar o resultado e foi para o tudo ou nada. O técnico promoveu a entrada do atacante Kramaric no lugar do zagueiro Corluka, e uma falta aos 15min poderia ser a salvação. Até o goleiro Subasic foi tentar o cabeceio, mas de nada adiantou.

No último lance, o defensor Vida ainda conseguiu acertar um voleio que passou perto da meta de Rui Patrício.

Sem marcar neste jogo, Ronaldo ainda terá mais uma chance de se tornar o maior artilheiro da Eurocopa. Na quarta participação e com oito gols marcados, o astro do Real Madrid precisa de mais um para alcançar Michel Platini, que marcou nove em apenas uma edição.

Na próxima quinta (30), em Marselha, Portugal e Polônia fazem as quartas de final.

HISTÓRICO

País de Gales e Polônia continuam fazendo história na atual edição da Eurocopa. Estreantes na competição, os galeses venceram por 1 a 0 a Irlanda do Norte, neste sábado, e se classificaram pela primeira vez para as quartas de final do torneio.

Jogador mais famoso da partida, o galês Gareth Bale foi decisivo no resultado histórico.

Foi graças a um cruzamento do astro do Real Madrid que o zagueiro irlandês McAuley marcou o gol contra que selou a vitória do País de Gales, já aos 29min do segundo tempo.

Na próxima sexta (1), os galeses disputarão uma vaga nas semifinais em Lille, contra o vencedor do duelo entre Hungria e Bélgica, que se enfrentam neste domingo (26).

POLÔNIA

Já a seleção polonesa se classificou de forma inédita para as quartas de final da Eurocopa ao derrotar na manhã deste sábado (25) a Suíça nos pênaltis por 5 a 4, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.

A Polônia saiu na frente logo aos 39min de jogo, com um gol de Blaszczykowski. Mas a Suíça igualou o placar aos 37min da etapa final, com um belo chute de voleio de Shaqiri.

No jogo, os suíços foram superiores no segundo tempo e na prorrogação, obrigando o goleiro Fabianski a fazer grandes defesas. Maior astro da partida, o centroavante Robert Lewandowski foi o membro mais discreto do ataque polonês.

Já na disputa de pênaltis, os poloneses tiveram 100% de aproveitamento, enquanto o suíço Xhaka desperdiçou a sua cobrança e eliminou o seu país ao chutar a bola para fora.

CONFIRA OS JOGOS DAS OITAVAS DE FINAL DA EUROCOPA:

Sábado
Suíça 1 (4)x(5) 1 Polônia
País de Gales 1x0 Irlanda do Norte
Croácia 0x1 Portugal

Domingo
França x Irlanda
Alemanha x Eslováquia
Hungria x Bélgica

Segunda-feira
Itália x Espanha
Inglaterra x Islândia


Endereço da página:

Links no texto: