Folha de S. Paulo


Cristiano Ronaldo perde pênalti, e Portugal continua sem vencer na Euro

Depois de empatar com a Islândia no primeiro jogo da Eurocopa, por 1 a 1, na terça-feira (14), a seleção de Portugal não passou de um 0 a 0 com a Áustria neste sábado (18), em Paris, na França, pela segunda rodada do grupo F da competição.

O atacante Cristiano Ronaldo, grande destaque de Portugal, teve uma grande oportunidade de dar a vitória à sua seleção, mas desperdiçou um pênalti. Na cobrança, ele acertou a trave.

Com o empate, Portugal está em uma situação complicada na chave F. Tem apenas dois pontos e está na terceira colocação. A Islândia, também com dois pontos, está na segunda posição, enquanto a Hungria lidera com quatro pontos.

Na última rodada, na próxima quarta-feira (22), Portugal encara a Hungria, enquanto a Áustria enfrenta a Islândia.

CONFUSÃO

Torcedores voltaram a provocar tumultos na Eurocopa. Desta vez, foram húngaros, minutos antes da partida com a Islândia no estádio Vélodrome, em Marselha.

Dois grupos de torcedores da Hungria, separados por uma grade, quiseram se juntar, mas foram proibidos pelos seguranças. Houve embate entre as partes, mas os guardas conseguiram conter os grupos.

Pouco antes do apito inicial, um artefato foi incendiado também na arquibancada onde estavam os húngaros.

Apesar de terem menor porte, os incidentes podem fazer com que a Uefa abra um procedimento disciplinar contra a Hungria, assim como a entidade fez contra as federações da Croácia e da Turquia.

Em campo, as duas equipes ficaram no empate por 1 a 1. Com um gol de pênalti de Gylfi Sigurdsson aos 40min do primeiro tempo, a Islândia esteve perto da primeira vitória no torneio, mas cedeu o empate com um gol contra de Birkir Saevarsson aos 43min do segundo.

GRUPO E

A Bélgica venceu a Irlanda por 3 a 0 e deixou a definição da segunda vaga do grupo E da Euro somente para a última rodada. Todos os gols foram anotados no segundo tempo, com Romelu Lukaku, duas vezes, aos 3min e aos 25min, e Axel Witsel, aos 16min.

Depois de perder no jogo de estreia, os belgas chegaram a três pontos e recuperaram forças para brigar por uma vaga nas oitavas de final do torneio. A Itália, com seis pontos, já está classificada. Suécia e Irlanda, ambas com um ponto, têm chances.

A seleção da Bélgica é a segunda colocada no ranking da Fifa. Junto à vitória da Espanha sobre a Turquia, com placar igual, o resultado foi o mais expressivo da Eurocopa até agora.

Já a Irlanda tenta evitar o mesmo destino de suas duas participações na competição (1988 e 2012), quando foi eliminada na fase de grupos.


Endereço da página:

Links no texto: