Folha de S. Paulo


Tite é o novo técnico da seleção brasileira; Micale fica com a olímpica

Tite, 55, é o novo técnico da seleção brasileira. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15) pelo presidente do Corinthinas Roberto de Andrade —um dia após o treinador se reunir com o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero.

Ele foi contratado para substituir Dunga, demitido na terça-feira (14), após a eliminação da seleção brasileira na primeira fase da Copa América.

Edu Gaspar também deixa o Corinthians e ocupará o lugar deixado por Gilmar Rinaldi como coordenador de seleções. Com isso, Leonardo é descartado dos planos de Del Nero para assumir a função.

Tite na seleção

Cleber Xavier, braço direito de Tite, será auxiliar do treinador.

Tite e Del Nero se reuniram na terça-feira por mais de três horas, mas o acordo não foi fechado. Um dos pedidos do treinador era a contratação de Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians, para ocupar um cargo na comissão.

Outra solicitação de Tite foi a de não assumir a seleção olímpica. O treinador elogiou o trabalho que vem sendo feito por Micale e afirmou que não é justo pegar o posto neste momento, de acordo com pessoas que participaram do encontro.

No fim desta tarde, Micale foi confirmado pela CBF como o novo treinador da seleção olímpica. A lista, com 35 jogadores e os 12 membros da comissão técnica pré-inscritos para a Olimpíada será enviada para a FIFA até as 19h (horário de Brasília) desta quarta-feira.

A divulgação da lista final será realizada no dia 29 de junho, às 11h, na sede da CBF, com coletiva do técnico Rogério Micale.

Apesar de Tite ser um dos melhores técnicos do país, a opção de Del Nero pelo corintiano surpreendeu. Em dezembro, ele havia assinado um documento pedindo a saída do cartola do comando da CBF.

Antes da conversa de terça-feira, o técnico do Corinthians já disse não para intermediários da CBF, pelo menos quatro vezes. A última vez foi no fim de abril, conforme apurou a Folha. Em 2015, o técnico teve duas sondagens de representantes da entidade.

Del Nero, porém, negou qualquer tentativa de aproximação.

Em dezembro de 2015, logo após a prisão de José Maria Marin e do indiciamento de Del Nero nos Estados Unidos, Tite assinou um manifesto pedindo a renúncia do presidente.

O treinador do time alvinegro sonhava em assumir a seleção no ano que ficou longe dos gramados para um período sabático, em 2014. Ele esperava ser chamado ao final do ciclo da Copa do Mundo, ainda mais depois do vexame de Felipão no 7 a 1 para a Alemanha.

A principal meta e missão de Tite será classificar o time para a Copa do Mundo-2018. Atualmente, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação nas eliminatórias sul-americanas.

Tite chega a CBF

MICALE

Del Nero também anunciou, nesta quarta, Rogério Micale como o técnico da seleção nos Jogos Olímpicos do Rio.

Ele assinou nesta quarta a lista dos 35 pré-selecionados para o torneio. O documento foi enviado ao COI (Comitê Olímpico Internacional).

No dia 29, Micale anuncia os 18 atletas que vão disputar o torneio.

O treinador da seleção sub-20 foi efetivado no time olímpico após Tite recusar o cargo nos Jogos.

Baiano de Salvador, Micale fez a carreira comandando times de divisões de base. Em 2015, ele foi contratado para substituir Alexandre Gallo na CBF.

O título do torneio olímpico é o principal objetivo da CBF neste ano, segundo Del Nero.

A preparação da seleção olímpica vai começar no dia 18 de julho, em Teresópolis, na região serrana do Rio.

No dia 30 de julho, a equipe fará o primeiro e último amistoso antes da estreia na competição. Será contra o Japão, no Serra Dourada.

Tite na seleção


Endereço da página:

Links no texto: