Folha de S. Paulo


Dunga tem pior desempenho com seleção em competições desde Leão

A eliminação na primeira fase da Copa América expôs uma dificuldade que o técnico Dunga enfrenta nesta sua segunda passagem no comando da seleção brasileira.

Com 100% de aproveitamento em amistosos, o treinador tem o pior desempenho à frente da equipe nacional em competições desde Emerson Leão, que dirigiu o time entre novembro de 2000 e junho de 2001.

Nesta terça (14), após pressão por resultados ruins, Dunga foi demitido da seleção depois de reunião com o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo del Nero.

Rendimentos dos técnicos da seleção brasileira - Confira o aproveitatmeento

O gaúcho assumiu o comando da seleção após o vexame da equipe nacional na Copa-2014 e, de lá para cá, venceu somente seis partidas —empatou cinco e perdeu três— em 14 confrontos oficiais (54% de aproveitamento), somando as participações nas eliminatórias sul-americanas e em duas edições da Copa América (2015 e 2016).

Nesse quesito, técnico e ex-goleiro Leão teve 37%.

Rendimento em amistosos

Os números atuais de Dunga em competições igualam aos de Mano Menezes, que conquistou somente três vitórias em oito jogos.

A eficiência da seleção brasileira em jogos amistosos com Dunga no comando já foi comprovada na primeira passagem do treinador entre 2006 e 2010, quando obteve quase 85%.

Desde Emerson Leão, Dunga tem o melhor aproveitamento no comando da seleção se considerarmos a soma de amistosos e torneio.

Rendimento em jogos de competição


Endereço da página:

Links no texto: