Folha de S. Paulo


Cleiton Xavier sai do banco e dá vitória inédita ao Palmeiras sobre Corinthians

Com um gol de Cleiton Xavier logo no começo do segundo tempo, o Palmeiras conseguiu vencer o Corinthians pela primeira vez no Allianz Parque ao fazer 1 a 0 no clássico da tarde deste domingo (12), pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

O camisa 10 alviverde, que se recuperou recentemente de uma lesão no adutor da perna, começou o jogo no banco de reservas. Mas, depois de um primeiro tempo equilibrado, o meia entrou no lugar de Róger Guedes e, aos 2min, marcou o gol da vitória ao aproveitar de cabeça um rebote do goleiro Walter.

Com o resultado, os palmeirenses chegaram à terceira vitória consecutiva na competição e assumiram a vice-liderança da tabela, com 15 pontos —um a menos do que o líder Internacional, que venceu o América-MG no sábado

Já os corintianos tiveram a sequência de quatro partidas vitoriosas interrompida e continuaram com 13, caindo para a quarta colocação.

Os dois times voltam a campo no próximo meio de semana. Na quarta (15), o Palmeiras joga fora de casa diante do Coritiba, às 21h45, enquanto o Corinthians enfrenta o Fluminense, em Brasília, no dia seguinte, às 20h.

Palmeiras vence o Corinthians

O JOGO

Com muita marcação e excesso de faltas e erros nos passes, Palmeiras e Corinthians tiveram muitas dificuldades de criar as jogadas ofensivas e, com isso, o clássico teve raras chances no campo de ataque no primeiro tempo.

O time alviverde começou melhor o confronto, com mais velocidade pelos lados do campo e cruzamentos para a grande área adversária. Aos 7min, Gabriel Jesus desperdiçou a melhor oportunidade dos donos da casa ao receber passe sozinho e demorar a finalizar, permitindo o corte do zagueiro Felipe.

Depois de sofrer uma pressão inicial, a equipe alvinegra adiantou a marcação e conseguiu jogar melhor até o intervalo. Mesmo com a má atuação de Guilherme, os corintianos conseguiram criar as jogadas pelos lados, com cruzamentos de Uendel e Marquinhos Gabriel.

Em um desses avanços, Giovanni Augusto finalizou pela linha de fundo e perdeu grande chance de abrir o placar aos 42min.

Preocupado com a melhora dos visitantes, o técnico Cuca voltou para o segundo tempo com Cleiton Xavier no lugar de Róger Guedes, que não foi bem. E a troca mostrou resultado logo aos 2min, quando o camisa 10 alviverde pegou rebote na pequena área e, de cabeça, fez 1 a 0.

Após sofrer o gol, o Corinthians buscou pressionar o Palmeiras e criou boas chances de empatar o jogo. Na melhor delas, Guilherme acertou a trave esquerda do goleiro Fernando Prass em chute cruzado, aos 10min.

O time alvinegro ganhou ainda mais presença ofensiva com as entradas de Danilo e André. Em contrapartida, deixou mais espaços para a equipe alviverde contra-atacar em velocidade.

Com isso, o Palmeiras criou as melhores oportunidades para ampliar o placar até o apito final, mas pecou nas finalizações e no último passe.

Nos acréscimos, o Corinthians teve um gol anulado, em jogada que envolveu o goleiro Fernando Prass e o zagueiro Felipe. A bola sobrou para o volante Bruno Henrique, que concluiu para a rede, mas o lance foi anulado corretamente pela arbitragem.

Lance com o gol anulado

1ª VITÓRIA E QUEBRA DE RECORDE

A vitória deste domingo foi a primeira do Palmeiras sobre o Corinthians no Allianz Parque. Nos dois confrontos anteriores houve um empate e uma vitória corintiana.

Com 39.935 torcedores, o público do clássico entre Palmeiras e Corinthians foi o maior da história do Allianz Parque —superou a final da Copa do Brasil de 2015, quando o time alviverde sagrou campeão ao bater o Santos para 39.660 pagantes.


Endereço da página:

Links no texto: