Folha de S. Paulo


Liga de surfe faz acordo para comprar empresa de ondas artificiais de Slater

Divulgação
Slater surfa no protótipo de ondas artificiais, criado por sua equipe
Slater surfa no protótipo de ondas artificiais, criado por sua equipe

A WSL (Liga Mundial de Surfe) anunciou nesta terça-feira (24) que fechou um acordo para adquirir uma participação majoritária da Kelly Slater Wave Company (KSWC), companhia do surfista americano que desenvolveu um protótipo de ondas artificiais.

A piscina, que está localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, começou a ser desenvolvida há dez anos e foi lançada oficialmente no fim de 2015, quando Slater divulgou um vídeo em seu Facebook.

No início de maio, o americano, que é 11 vezes campeão do mundo, recebeu convidados, como os americanos Nat Young e Kanoa Igarashi, ambos da elite do Mundial, para participarem de uma sessão no protótipo, que ainda está em caráter experimental.

Segundo a WSL, "a parceria e a tecnologia vão permitir avanços na formação atlética, o acesso ao surfe para pessoas em todos os níveis e o aumento do envolvimento dos fãs em todo o mundo".

Veja o vídeo

"A tecnologia desenvolvida por Kelly Slater e sua equipe é uma inovação revolucionária que tem o poder de aumentar dramaticamente cada aspecto do nosso esporte. Nós compartilhamos da mesma paixão e visão para o cultivo do surfe de alta performance e estamos animados para trabalharmos juntos sob o mesmo teto para trazer o esporte a níveis e lugares nunca antes possível", disse Paul Speaker, CEO da WSL.

Apesar da inovação, a piscina não deve ser usada para etapas do Mundial. Mas isso não está totalmente descartado.

"Nós acreditamos que todas as partes interessadas [atletas, fãs, transmissão e parceiros corporativos] estarão empolgadas pela chegada de ondas provocadas pelo homem no Mundial. Mas o oceano será sempre a nossa casa e as grandes ondas serão sempre a espinha dorsal da nossa programação competitiva", afirmou Speaker.

"Não há planos para a inclusão de uma competição baseada em ondas feitas pelo homem. [Mas] nós vamos avaliar todas as possibilidades nos próximos meses com os comissários e os atletas da WSL", disse.

Tanto o projeto de Slater como a compra por parte da liga não tiveram os valores divulgados.

Divulgação
Piscina, que está localizada na Califórnia, começou a ser desenvolvida há dez anos e foi lançada oficialmente no fim de 2015
Piscina, que está localizada na Califórnia, começou a ser desenvolvida há dez anos e foi lançada oficialmente no fim de 2015

Endereço da página: