Folha de S. Paulo


Zidane busca título da Champions para se firmar como técnico do Real Madrid

Ídolo do Real Madrid entre 2001 e 2006, quando encerrou a carreira de jogador, o francês Zinedine Zidane, 43, busca o título da Liga dos Campeões para se firmar no comando do time principal.

Sua arrancada foi a mais vitoriosa de um treinador nos últimos anos, mas falta um troféu. Se perderem em Milão, no próximo sábado (28), para o rival Atlético de Madri, de Diego Simeone, os merengues completarão dois anos sem títulos.

Desde que Zidane assumiu o cargo, no último dia 4 de janeiro, o Real Madrid venceu 17 das 20 partidas que disputou no Campeonato Espanhol. Empatou duas e perdeu uma, somando 53 pontos, contra 49 do campeão Barcelona.

O problema, claro, é que ele havia assumido o time em crise, cinco pontos atrás do rival, e a sequência de 12 vitórias no sprint final foi insuficiente.

O presidente do clube, Florentino Pérez, ainda não bateu o martelo, mas o ex-jogador, eleito três vezes melhor do mundo (em 1998, 2000 e 2003), parece já ter convencido os torcedores.

"Homens como Zidane e Simeone não foram só jogadores, foram emblemas de seus clubes, têm muito carisma. A sintonia com a torcida é instantânea", diz Julián Reyes, diretor de Esportes da TVE.

A única derrota do time de Zidane no Campeonato Espanhol foi por 1 a 0, no Santiago Bernabéu, justamente para o Atlético de Madri, adversário na final da Liga dos Campeões.

Naquele jogo, na avaliação do treinador, "faltou perna". Desta vez, Zidane está preparando a equipe com treinos puxados e muita cobrança.

"Ninguém vai nos ganhar em intensidade", avisa.

Inseguro no começo, Zidane conquistou a confiança dos jogadores e mudou o ambiente no clube.

"Com Zizou nos sentimos muito mais alegres", disse o zagueiro Sérgio Ramos, capitão do time e herói do décimo título da Liga dos Campeões, conquistado diante do Atlético de Madri, em Lisboa, em 2014.

Naquela final, o Real Madri fez seu rival local provar do próprio veneno. O Atlético ganhava por 1 a 0 desde o primeiro tempo, mas levou o gol de empate já nos acréscimos, numa cabeçada de Ramos. Na prorrogação, o Real Madrid fez 4 a 1.

Astro e artilheiro do time, Cristiano Ronaldo é outro dos defensores de Zidane.

"Com ele nos sentimos mais valorizados. Eu gostaria que ele continuasse", disse o português.


Endereço da página:

Links no texto: