Folha de S. Paulo


Dunga começa treinos da Copa América com cargo ameaçado

Gustavo Serebrenick/Brazil Photo Press/Folhapress
O técnico Dunga sorri durante convocação da seleção brasileira
O técnico Dunga sorri durante convocação da seleção brasileira

Com emprego a perigo, o técnico Dunga começa a preparação da seleção brasileira nesta segunda (23) para a Copa América do Centenário, nos Estados Unidos.

Em sexto nas eliminatórias para a Copa-2018 após seis rodadas, o que deixaria o Brasil fora do Mundial da Rússia, há pressão da cúpula da CBF para que a seleção vá bem no torneio que reunirá 16 seleções da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe), mas principalmente que jogue bem.

A Folha apurou que na reunião que o presidente Marco Polo Del Nero, que reassumiu o cargo após licença em meados de abril teve com membros da seleção o cartola avaliou que falta padrão tático ao time e que é preciso que as atuações agradem aos torcedores.

Não foi à toa, portanto, que Dunga fez um discurso de que é necessário "alegria" no dia em que fez a convocação para para a competição, em 5 de maio.

"Seleção tem que ser uma equipe competitiva, em busca da vitória, e, principalmente, usar o talento. Temos que ter jogadores que driblam, buscam o gol e, principalmente, se divertir", disse o treinador.

Um fracasso na Copa América – em resultado ou até chegando longe, mas com atuações ruins – pode encerrar a segunda passagem de Dunga pelo Brasil dois anos antes do objetivo final, que é a Copa da Rússia.

Dois pontos, porém, colocam em dúvida uma alteração, mesmo em caso de má campanha: primeiro a falta de opções empolgantes no mercado. Tite, do Corinthians, o preferido de Del Nero, já disse que não trabalharia na seleção neste momento conturbado politicamente – o presidente da CBF é investigado por corrupção.

Em segundo, há a Olimpíada. Dunga é o técnico do time sub-23 para a Rio-2016, e alguns atletas chamados para a Copa América tem idade olímpica e serão observados melhor – são eles Rodrigo Caio, Gabriel, Ederson, Douglas Santos, Fabinho, Rafinha Alcântara e Marquinhos.

A cúpula da CBF avalia que o timing para troca do técnico olímpico já passou –é consenso que foi um erro deixar Dunga no comando dos dois times. Sobre Tite, há também quem ache que o discurso do treinador mudaria se o cargo estivesse vago, com Dunga demitido.

Para complicar ainda mais a situação do treinador, Neymar, principal jogador brasileiro na atualidade, está fora da Copa América. Em acordo com o Barcelona, a CBF optou por tê-lo como um dos três atletas com mais de 23 anos que disputará a Olimpíada. O Barça só topou liberá-lo para o sonho do ouro se ele fosse poupado do torneio continental.

"Temos outros jogadores competitivos, que já mostraram valor na seleção. Já jogamos outros jogos sem o Neymar, mas temos reservas que podem dar a resposta que queremos", disse Dunga.

Os outros dois atletas veteranos que ele imagina na Rio-2016, o zagueiro Miranda, da Inter de Milão, e o meia Willian, do Chelsea, vão jogar a Copa América, mas ainda não têm a liberação de seus clubes para o torneio no Rio.

APRESENTAÇÕES

Dos 23 convocados, 15 já devem estar com o grupo para treinamento nesta segunda. Douglas Costa, Rafinha Alcântara e Renato Augusto estão previstos de chegar à tarde.

A apresentação de Elias está prevista para terça (24) e a de Daniel Alves para quarta (25). Casemiro, do Real Madrid, e Filipe Luís, do Atlético de Madri, chegam apenas dia 30 porque no dia 28 disputam a final da Liga dos Campeões.

A seleção treinará no StubHub Center, centro de treinamento do Los Angeles Galaxy, time que disputa a MLS (Major League Soccer), a principal liga dos Estados Unidos. No dia 29, o Brasil realiza amistoso contra o Panamá, em Denver, e a estreia na Copa América será dia 4 de junho, frente o Equador, no Rose Bowl, em Pasadena (Califórnia).

O Brasil está no Grupo B, e enfrentará ainda na primeira fase o Haiti (dia 8 de junho, em Orlando) e o Peru (dia 12, em Boston). Os dois primeiros avançam para as quartas de final.


Endereço da página:

Links no texto: