Folha de S. Paulo


Manchester United, Bayern, PSG e Juventus conquistam copas nacionais

O Manchester United conquistou neste sábado (21), no Estádio Wembley, em Londres, o 12º título de Copa da Inglaterra de sua história, igualando-se ao Arsenal como o maior campeão da competição mais antiga do futebol. De virada, e com o gol da vitória marcado na prorrogação, o time de Manchester venceu o Crystal Palace por 2 a 1.

No primeiro tempo, o domínio foi do Manchester United, conforme o esperado. Ao time do norte do país, no entanto, faltava precisão nas finalizações. O mais perto que o United chegou do gol foi em uma cabeçada do belga Fellaini, aos 24min, que passou muito perto da trave.

A equipe de Londres, por outro lado, tentava a sorte nos contra-ataques e criava algum perigo quando a bola caía nos pés de Zaha ou Bolasie, seus atacantes mais talentosos. Isso, no entanto, não foi suficiente para produzir uma grande chance de gol na primeira metade do jogo.

Depois do intervalo, o Manchester United intensificou sua pressão e chegou a mandar a bola no travessão, aos 16min, com um chute de Fellaini, mas quem abriu o placar foi o Crystal Palace, aos 33min. Puncheon aproveitou-se da sobra de um escanteio cobrado por ele mesmo e chutou sem dar chance ao goleiro De Gea. Durou pouco, no entanto, a festa do Palace, que cedeu o empate três minutos depois, com um gol de Mata.

Na prorrogação, o cansaço bateu para as duas equipes e a tensão ficou enorme. O United se viu em situação difícil com a expulsão de Smalling, no finzinho do primeiro tempo, e tudo indicava que a decisão iria para os pênaltis, mas Lingard, aos 6min da segunda etapa, pegou um rebote dentro da área e chutou com força para se tornar o herói do título da equipe de Manchester.

COPA DA ALEMANHA

A Copa da Alemanha também foi decidida depois do tempo regulamentar. O Bayern de Munique -com Pep Guardiola no comando pela última vez- bateu o Borussia Dortmund por 5 a 4 nos pênaltis depois de o jogo se encerrar sem gols.

O Bayern foi mais incisivo desde o primeiro tempo e praticamente não deixou o Borussia jogar. O primeiro chute a gol do Borussia veio apenas aos 33 minutos de clássico, sem nenhum perigo para o gol de Neuer.

Apesar de o ataque não funcionar bem, a defesa do Borussia conseguiu ser eficiente. No campo de ataque frequentemente e criando mais chances de perigo, o Bayern não chegou a exercer uma pressão mais aguda

De saída para o Bayern de Munique, Hummels não suportou os 90 minutos e, lesionado, deixou o Borussia Dortmund antes do apito final, substituído por Ginter.

Na prorrogação, o Bayern continuou com mais posse de bola, tocando muito mais e procurando brechas para atacar. O Borussia tinha cautela e fazia o tempo passar, desperdiçando contragolpes. O cansaço também foi fundamental para afetar o desempenho dos rivais.

O Borussia Dortmund falhou duas vezes nas cobranças de pênaltis com Bender e Sokratis, e o Bayern de Munique teve apenas uma cobrança desperdiçada. Na última, Douglas Costa definiu o último título de Pep Guardiola pelos bávaros.

COPA DA FRANÇA

No Stade de France, Zlatan Ibrahimovic foi o nome da conquista do Paris Saint-Germain sobre o Olympique de Marselha, na final da Copa da França. O sueco, que era dúvida durante a semana devido a um desconforto muscular, fez dois gols e prestou assistência ao gol de Cavani.

A partida terminou em 4 a 2: Matuidi completou para o PSG. Thauvin e Batshuayi descontaram.

Maior artilheiro da história do PSG com 154 gols, Ibra deixa o futebol francês. Em quatro anos, ele teve quatro títulos da liga nacional, três Supercopas da França, três Copas da Liga Francesa e duas Copas da França.

COPA DA ITÁLIA

Com gol de Morata, o Juventus conquistou o bicampeonato da Copa da Itália sobre o Milan na prorrogação. Em um jogo equilibrado, o atacante saiu do banco de reservas para definir o título.

O primeiro tempo da partida foi de pressão do Milan, enquanto o Juventus ficava acuado. Na segunda etapa, porém, a situação se inverteu.

Apesar de o ritmo da partida ter aumentado, só no segundo tempo do tempo extra o jogo foi definido. Após cruzamento de Cuadrado, Morata bateu rasteiro para a rede.


Endereço da página:

Links no texto: