Folha de S. Paulo


São Paulo perde em Belo Horizonte, mas avança à semi da Libertadores

O São Paulo está nas semifinais da Libertadores da América pela primeira vez desde 2010. Em uma partida emocionante, com drama até o fim, o time paulista perdeu nesta quarta-feira (18) para o Atlético-MG por 2 a 1, no estádio Independência, em Belo Horizonte, e avançou na competição graças ao gol marcado fora de casa. O jogo de ida, no Morumbi, terminou 1 a 0 para a equipe tricolor.

Pela primeira vez desde 2005, ano em que conquistou o último de seus três títulos da Libertadores, o São Paulo não é eliminado da competição sul-americana por uma equipe brasileira. Na próxima fase, que será disputada apenas no segundo semestre, depois da Copa América, o time paulista enfrentará o vencedor do confronto entre Nacional de Medellín e Rosario Central, que vão disputar o jogo de volta nesta quinta-feira (19), na Colômbia —na ida, os argentinos venceram por 1 a 0.

No entanto, se Rosario e Boca Juniors (que enfrenta o Nacional uruguaio também nesta quinta) se classificarem, eles terão de se enfrentar nas semifinais e, assim, o São Paulo vai encarar o vencedor do duelo entre Independiente del Valle (EQU) e Pumas (MEX). No jogo de ida, no Equador, deu 1 a 0 para o Del Valle.

O JOGO

Assim como na partida de ida, Atlético e São Paulo fizeram um duelo tenso desde o início, mas desta vez com muita ação nas duas áreas. O time mineiro começou o jogo em alta velocidade e deixou a defesa adversária sem conseguir respirar. E logo foi premiado por jogar com tamanho senso de urgência. O primeiro gol saiu aos 7min, quando Denis rebateu mal um chute forte de Marcos Rocha e Cazares marcou. Antes que o São Paulo recuperasse o fôlego, Carlos fez o segundo dos mineiros, aos 11min, de cabeça.

O segundo gol deixou a torcida são-paulina em pânico, mas a sorte sorriu para os visitantes. Apenas quatro minutos depois do segundo gol atleticano, Maicon aproveitou bem um escanteio cobrado por Kelvin e fez o primeiro do São Paulo.

Precisando de mais um gol, o Atlético continuou pressionando e, aos 23min, Lucas Pratto cabeceou na trave. Depois desse susto, o São Paulo começou a controlar melhor o ritmo do jogo, com Ganso participando mais das ações de ataque, e quase empatou a partida nos acréscimos, quando Rodrigo Caio mandou uma cabeçada na trave.

Na segunda etapa, o jogo foi ficando mais nervoso a cada minuto que passava. Com a defesa são-paulina melhor posicionada, o Atlético teve mais dificuldades para criar boas oportunidades de gol. Enquanto isso, o São Paulo encontrava espaço para os contra-ataques, mas não o aproveitava. O maior susto levado pelos visitantes ocorreu aos 34min, quando Clayton tirou Maicon da jogada dentro da área e, de frente para o gol, chutou para fora.

Nos minutos finais, o Atlético foi para o tudo ou nada, mas faltou-lhe imaginação. Com muita garra, e bastante sofrimento, o São Paulo conseguiu conservar o placar que lhe interessava.


Endereço da página:

Links no texto: