Folha de S. Paulo


Sevilla derrota Liverpool e conquista o tricampeonato da Liga Europa

Michael Buholzer/AFP
Sevilla's Spanish defender and captain Coke celebrates after scoring a goal during the UEFA Europa League final football match between Liverpool FC and Sevilla FC at the St Jakob-Park stadium in Basel, on May 18, 2016. AFP PHOTO / MICHAEL BUHOLZER ORG XMIT: 1341
Coke, capitão do Sevilla, comemora um dos dois gols que marcou na decisão contra o Liverpool

O Sevilla conquistou nesta quarta-feira (18) o quinto título de Liga Europa da sua história, o terceiro consecutivo. A vitória por 3 a 1 sobre o Liverpool, na Basileia (Suíça), manteve a hegemonia do time espanhol no segundo torneio de clubes mais importante do continente e deu a ele uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões da Europa, na qual entrará direto na fase de grupos. No domingo (22), o Sevilla decidirá a Copa do Rei contra o Barcelona.

A primeira metade da decisão teve mais tensão do que futebol. Sevilla e Liverpool eram times cheios de precaução, sem coragem para assumir riscos. A disputa pela bola era feroz e as oportunidades de gol, raríssimas.
Nesse cenário, era necessário um golpe de genialidade para romper a mesmice e disso se encarregou Daniel Sturridge. No 35º minuto, o centroavante inglês recebeu a bola no lado esquerdo da área espanhola e surpreendeu o goleiro Soria com um precioso chute com o lado de fora de seu pé esquerdo.

Depois do intervalo, as coisas mudaram, e bem rapidamente. O Sevilla deu a saída e 17 segundos depois já estava comemorando o gol de empate, fruto de uma bela jogada do lateral-direito Mariano, ex-Fluminense. Ele atacou com fúria o lado esquerdo da defesa inglesa e, depois de uma bola no meio das pernas do espanhol Moreno, rolou para o atacante Gameiro marcar com o gol vazio.

O tento precoce deixou o time inglês nocauteado em pé e o Sevilla, senhor da partida, criou várias oportunidades antes de chegar à virada, aos 19, com um belo chute de fora da área de Coke. Não havia nada que fizesse o Liverpool despertar de seu torpor e os espanhóis souberam tirar proveito da situação. Eram 25 minutos quando uma desastrada jogada da defesa inglesa terminou nos pés de Coke e o capitão do Sevilla marcou mais uma vez. Dali por diante, tudo o que o clube espanhol teve de fazer foi esperar o tempo passar até chegar a hora de comemorar mais uma conquista da Liga Europa.


Endereço da página: