Folha de S. Paulo


Andrés nega atraso no pagamento de contas da Arena Corinthians

O ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez afirmou neste domingo (15) que a Arena Corinthians não está com as dívidas atrasadas.

Na última terça-feira (10), a Folha mostrou que, depois de dois anos de uso, e quase cinco desde o anúncio das obras, o clube quitou R$ 74,3 milhões do custo estimado de R$ 1,2 bilhão da arena –apenas 6% do total.

"Nós pagamos até onde foi obrigação pagar. Nós pagamos até março", disse o ex-dirigente antes do confronto entre Corinthians e Grêmio, pela rodada de estreia do Campeonato Brasileiro.

"Abril está no pleito da prorrogação do financiamento porque todos os clubes com arena [na Copa de 2014 e com financiamento do BNDES] tiveram 36 meses e o Corinthians só teve 17, por conta de pressa, por um momento em que a Fifa ia escolher os jogos no estádio", afirmou.

Rodrigo Capote/Uol
Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians
Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians

O deputado federal também falou sobre a relação da Arena Corinthians com a Operação Lava Jato. Em março, a Folha publicou que a construção do estádio foi viabilizada com o pagamento de propina pela Odebrecht.

"Parece que só se vende notícia ruim. O estádio não tem nada a ver com a Lava Jato. Isso é um problema pessoal que o tempo vai dizer quem está certo e quem está errado. O Corinthians também não tem nada a ver com isso", afirmou o deputado federal.

ESQUEMA NA BASE

O ex-dirigente também comentou sobre o escândalo na base corintiana. Um ex-gerente das categorias de base e um conselheiro são acusados de desviar dinheiro do clube em negociações envolvendo jogadores.

"Infelizmente a base de todos os times sofre com isso. O Corinthians vai acionar o conselho de ética e os culpados pagarão", disse.

O tema, que estava com o departamento jurídico, foi para o comitê, que tenta apurar que papel teve cada um dos nomes envolvidos nas trocas de mensagem que vazaram.

O conselheiro Manoel Evangelista, o Mané da Carne, e o ex-gerente da base, Fabio Barrozo, serão convocados.

Ambos são conhecidos pela estreita relação que mantêm com Sanchez.

"Ele [Mané da Carne] é meu amigo até que se prove o contrário. Se formos pegar quem tem processo nesse país, metade tem que mudar de país. Ele está sendo acusado, vai se defender e espero que não tenha nada de errado. Se tiver algo errado, vai ser punido. Mas não sou amigo só dele, sou amigos de muitos. Não tem problema nenhum. Sou amigo de gente boa e de gente ruim. Simplesmente acontece em toda sociedade", afirmou.

NAMING RIGHTS

Há dois anos e meio na expectativa pelos naming rights, a Arena Corinthians pode, enfim, receber um patrocínio.

Andrés confirmou que nesta semana haverá uma festa e o nome será divulgado pelo clube paulista.

"O naming rights está muito próximo. Nos próximos dias o presidente vai anunciar uma grande festa para divulgar o patrocinador. É certo que está atrasado há mais de dois anos e meio, mas é uma negociação muito grande. É algo inovador que todos os clubes vão querer copiar", disse.


Endereço da página:

Links no texto: