Folha de S. Paulo


Barcelona vence e conquista o título do Campeonato Espanhol pela 24ª vez

O Barcelona derrotou o Granada neste sábado (14), por 3 a 0, fora de casa, pela última rodada do Campeonato Espanhol, e conquistou o título da competição pela 24ª vez na sua história.

O time do técnico Luis Enrique precisava de um triunfo simples para ficar com o troféu. O Real Madrid, único que podia tirar o título do arquirrival da Catalunha nesta última rodada, também venceu (bateu o Deportivo de La Coruña, por 2 a 0), mas ficou com o vice-campeonato.

O Barcelona terminou o torneio com 91 pontos, contra 90 do Real.

O atacante uruguaio Luis Suárez anotou os três gols do time catalão neste sábado. Ele terminou a competição como artilheiro –balançou as redes 40 vezes.

Este é o segundo título consecutivo do Barcelona no Campeonato Espanhol, o sexto nas últimas oito temporadas. Nas outras duas, terminou como vice.

Mas a conquista não foi tão fácil como parecia ser.

Já na parte final do campeonato, o Barcelona chegou a abrir uma boa vantagem na liderança, o que fez o técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane, até desistir do título.

Mas a equipe da Catalunha caiu de produção. Ficou sem vencer entre a 30ª e 33ª rodadas. Nesse período, foram três derrotas e um empate.

A reação veio na 34ª rodada, quando o time goleou o Deportivo La Coruña por 8 a 0. Desde então, não perdeu mais e não deu chances para os rivais.

O título salva a temporada do Barcelona, que não teve sucesso no principal campeonato da Europa, a Liga dos Campeões –foi eliminado pelo Atlético de Madri nas quartas de final.

O clube ainda pode conquistar mais um título nesta temporada. No dia 22 de maio, fará a final da Copa do Rei contra o Sevilla.

NEYMAR

O atacante brasileiro Neymar ganhou o seu segundo título do Campeonato Espanhol pelo clube. Trata-se da sua sétima conquista pelo time. Além dos dois nacionais, levou também uma Supercopa da Espanha, uma Copa do Rei, uma Supercopa da Europa, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.

Neste Campeonato Espanhol, ele marcou 24 gols, dois a mais em relação a 2014/15.


Endereço da página:

Links no texto: