Folha de S. Paulo


Fifa aprova Gibraltar e Kosovo como países afiliados à entidade

A Fifa tem mais duas seleções afiliadas. No congresso que acontece na Cidade do México, Kosovo e Gibraltar foram aprovadas por ampla maioria e agora, além da Uefa, fazem parte da entidade mundial.

O órgão, então, conta com 211 federações. Ambas poderão disputar as Eliminatórias para a Eurocopa e para a Copa do Mundo. 0

Gibraltar fica em território espanhol, mas foi cedido à Grã-Bretanha há mais de 300 anos. Ele já tinha entrado na Uefa em 2013 e conseguiu entrar na Fifa com 93% de aprovação. A Espanha, que quer anexar novamente a localidade ao país, votou contra. Michael Llamas, presidente da federação do país de 32 mil habitantes, comemorou a decisão.

"Somos realistas sobre o que podemos conseguir dentro de campo, mas esse não é o ponto. A situação é que muitas crianças que amam o futebol serão a primeira geração de gibraltinos a crescer como membros da Fifa. Eles podem sonhar", disse o dirigente da Federação de Futebol de Gibraltar (GFA).

Já a Sérvia, que conseguiu a independência da Sérvia e Montenegro em 2008, também precisou lutar para entrar na Uefa e na Fifa. E conseguiu os dois logo de uma vez. Entrou no órgão europeu na semana passada em votação apertada: 28 a 24. E na entidade mundial com 86% a favor.

"Muito obrigado por isso. Os jogadores e o povo do Kosovo esperaram muito tempo por isso", afirmou Fadil Vokrri, presidente da Federação de Futebol do Kosovo (FFK).

No caso do Kosovo, uma nova discussão está aberta. Alguns jogadores que nasceram lá, ou têm origem, defendem outras seleções. Alguns quando o território não estava nas entidades, outros até quando não era independente.

Januzaj, do Manchester United, por exemplo, já teria adiantado que pretende deixar a seleção da Bélgica, país em que nasceu, para ir para o Kosovo, pois tem origem de lá. Outros não chegaram ainda a se manifestar, como o suíço Shaqiri, astro da seleção.


Endereço da página: