Folha de S. Paulo


Tribunal reduz suspensão de Platini; francês renuncia à presidência da Uefa

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) anunciou nesta segunda-feira (9) que o francês Michel Platini teve a suspensão imposta pela Fifa reduzida de seis para quatro anos.

O tribunal reconheceu a "validade" do contrato verbal que ligava a Fifa e Platini, mas "não está convencido da legitimidade" do pagamento de 1,8 milhão de euros ao francês em 2011 ((equivalente a cerca de R$ 7,8 milhões) por um trabalho de assessoria a Joseph Blatter, então presidente da Fifa, concluído em 2002

O tribunal também reduziu de 72 mil para 54 mil euros (aproximadamente R$ 217,6 mil) a multa determinada pela Fifa contra o ex-jogador francês.

Blatter, primeiro mentor e depois inimigo de Platini, recebeu a informação da decisão, mas não fez comentários. A Federação Francesa de Futebol (FFF) reagiu ao anúncio do TAS com um comunicado no qual destaca o papel de Platini como "um homem que sempre trabalhou a favor do futebol".

No dia 21 de dezembro, o ídolo francês havia sido suspenso por oito anos pela justiça interna da Fifa, uma pena que foi reduzida para seis anos em fevereiro, após um primeiro recurso.

Blatter também foi investigado pela justiça suíça por conta do polêmico pagamento a Platini, assim como por um contrato de direitos de TV, supostamente muito abaixo do preço do mercado, em detrimento da Fifa. Michel Platini prestou depoimento neste caso na qualidade de testemunha assistida.

Platini compareceu ao TAS em 29 de abril e falou durante quase oito horas para apresentar suas explicações aos três árbitros responsáveis de definir sua suspensão.

RENÚNCIA

Logo após a decisão, Platini anunciou sua renúncia à presidência da Uefa para "continuar o combate nos tribunais suíços", segundo um comunicado. Seus advogados haviam indicado um pouco antes que ele apresentaria a renúncia "por ocasião do próximo congresso da entidade".

De acordo com a nota, Platini considerou a decisão do TAS uma "profunda injustiça".

A Uefa anunciou nesta segunda-feira que não vai designar um presidente interino até a celebração de um congresso eletivo que definir o sucessor Michel Platini.

A entidade europeia informou ainda que organizará uma reunião do Comitê Executivo em 18 de maio na Basileia (Suíça), horas antes da final da Liga Europa entre Sevilla e Liverpool, para decidir a data do futuro congresso.


Endereço da página:

Links no texto: