Folha de S. Paulo


Dunga convoca 7 jogadores com idade olímpica para a Copa América

O treinador da seleção brasileira, Dunga, anunciou nesta quinta-feira (5) a lista oficial para a Copa América do Centenário, que será disputada em junho, nos Estados Unidos.

A lista apresenta sete nomes com idade olímpica: o goleiro Ederson, do Benfica, os zagueiros Marquinhos, do Paris Saint-Germain, e Rodrigo Caio, do São Paulo, o lateral direito Fabinho, do Monaco, o lateral esquerdo Douglas Santos, do Atlético-MG, o meia-atacante Rafinha Alcântara, do Barcelona (ESP), e o atacante Gabriel, do Santos.

Neymar, David Luiz e Marcelo não constavam na lista inicial, que tinha 40 nomes, elaborada por Dunga e divulgada na última sexta-feira (29). A pré-lista será utilizada pelo treinador caso alguém se machuque até a estreia do Brasil, marcada para o dia 4 de junho.

Neymar não jogará a Copa América, após acordo fechado entre a CBF e o Barcelona. A entidade trocou a presença do camisa 10 e capitão no torneio continental por sua participação na Rio-2016, em agosto, como um dos três jogadores acima do limite de 23 anos imposto pelo regulamento olímpico.

O Barcelona não era obrigado a liberá-lo para os Jogos Olímpicos, apenas para a Copa América, mas não queria que ele atuasse nas duas competições, para ter um período de descanso. Por isso foi feito o acordo, já que a CBF trata o inédito ouro olímpico como prioridade.

Já David Luiz ficou fora por opção do treinador. A reportagem apurou que o zagueiro está em baixa com a comissão técnica por suas atuações –ou melhor, por suas ausências– nas eliminatórias para a Copa-2018, torneio em que o Brasil é apenas o sexto após seis rodadas, o que o deixaria fora do Mundial da Rússia.

Já o lateral esquerdo do Real Madrid se envolveu em polêmica com a comissão técnica sobre uma possível lesão que o tirou da última convocação, em março.

O Brasil começa sua preparação em 23 de maio, com treinos em Los Angeles. No dia 29 será realizado um amistoso em Denver, contra o Panamá.

A equipe estreia na competição no dia 4, quando enfrenta o Equador, em Pasadena (Califórnia). No dia 8 de junho o rival será o Haiti, em Orlando, e no dia 12 de junho, o Peru, na região metropolitana de Boston.

Os dois primeiros colocados de cada uma das quatro chaves avançam para as quartas de final.

A Copa América comemora os 100 anos da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e terá a participação das dez seleções da América do Sul e de seis da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe), entre eles o México e os EUA.

CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS PARA A COPA AMÉRICA

GOLEIROS
Alisson - Internacional
Diego Alves - Valencia (ESP)
Ederson - Benfica (POR)

LATERAIS
Daniel Alves - Barcelona (ESP)
Fabinho - Monaco (FRA)
Douglas Santos - Atlético-MG
Filipe Luís - Atlético de Madri (ESP)

ZAGUEIROS
Gil - Shandong Luneng (CHN)
Marquinhos - Paris Saint-Germain (FRA)
Miranda - Inter de Milão (ITA)
Rodrigo Caio - São Paulo

MEIO-CAMPISTAS
Casemiro - Real Madrid (ESP)
Elias - Corinthians
Luiz Gustavo - Wolfsburg (ALE)
Renato Augusto - Beijing Guoan (CHN)
Rafinha Alcântara - Barcelona (ESP)
Lucas Lima - Santos
Philippe Coutinho - Liverpool (ING)
Willian - Chelsea (ING)

ATACANTES
Gabriel - Santos
Hulk - Zenit (RUS)
Ricardo Oliveira - Santos 
Douglas Costa - Bayern de Munique (ALE)


Endereço da página:

Links no texto: