Folha de S. Paulo


Ressaca faz etapa do Rio do Mundial de surfe ser transferida para Grumari

A WSL (Liga Mundial de Surfe) informou nesta quarta-feira (4) que a etapa do Rio, que seria realizada na praia da Barra da Tijuca, foi transferida para a praia de Grumari por causa da ressaca que atingiu o local de domingo (1º) para segunda-feira (2).

A estrutura montada na Barra para o evento foi comprometida. Por questões de segurança, a organização decidiu transferir o torneio para Grumari, que fica em uma reserva ecológica, zona oeste do Rio, a cerca de 24 km da praia da Barra.

A etapa do Rio, a quarta do Mundial, acontece entre os dias 10 e 21 de maio.

"Foi uma sequência incrível de três ressacas enormes com maré muito alta atingindo diretamente a estrutura do Postinho da Barra. Nós já tínhamos recuperado tudo, estava tudo nivelado no fim de semana, a estrutura toda estabilizada, mas aí teve a nova ressaca de domingo invadindo toda a arena novamente", disse Xandi Fontes, diretor da WSL na América do Sul.

"Contratamos então um engenheiro especialista para analisar as condições e emitir um laudo técnico, que sentenciou o comprometimento de toda a base da estrutura. Então, após essa constatação, decidimos mudar a sede principal para Grumari", afirmou.

A praia de Grumari seria a estrutura alternativa para receber o evento nos dias em que as ondas estivessem melhores em relação à Barra.

A WSL montará um esquema especial para controlar o acesso à praia, pois o estacionamento comporta apenas 600 carros. O controle acontece na entrada da estrada para a Prainha e Grumari. Assim que o limite de veículos for atingido, a cancela será fechada e só será permitido o acesso a pé, com bicicleta e ou com os micro-ônibus que a organização do evento disponibilizará para o público.

Esses micro-ônibus sairão do estacionamento do Shopping Recreio. Segundo a liga, o transporte terá capacidade e horário limitado (das 8h às 11h da manhã no trecho Recreio-Grumari e das 14h às 18h no trecho Grumari-Recreio).

Esse tipo de serviço já existe em outros eventos da liga, como em Bells Beach, na Austrália, e em Trestles, nos Estados Unidos.

Chamada - Mundial de Surfe


Endereço da página:

Links no texto: