Folha de S. Paulo


Tottenham empata, e Leicester é campeão inglês pela 1ª vez na história

Com o empate por 2 a 2 entre Tottenham e Chelsea nesta segunda-feira (2), o Leicester comemorou seu primeiro título inglês em 132 anos de história.

A equipe comandada por Claudio Ranieri tem sete pontos de vantagem sobre o Tottenham (77 a 70) faltando duas rodadas para o fim da competição e não pode mais ser alcançada.

A sensação da temporada havia perdido sua primeira chance de ser campeã no domingo (1º), quando empatou com o Manchester United fora de casa –ficaria com a taça dentro de campo se tivesse vencido.

O clássico de Londres foi nervoso, com o Chelsea, motivado pela sua torcida no Stamford Bridge, tentando encerrar as esperanças do rival Tottenham. E foi preciso buscar o empate após ir para o intervalo perdendo por 2 a 0.

Editoria de Arte
Veja a história do Leicester contada como
Veja a história do Leicester contada como "storyboard" de um filme

Harry Kane abriu o placar aos 35min do primeiro tempo. Ele é o artilheiro do Inglês, com 25 gols marcados. Aos 44min, o sul-coreano Son Heung-Min aumentou a vantagem.

O Chelsea descontou aos 13min da segunda etapa, com o zagueiro Gary Cahill, que encheu o pé após cobrança de escanteio. O gol de empate, que deu o título ao Leicester, foi um golaço e saiu do pé do belga Eden Hazard, a sete minutos do fim do tempo regulamentar.

Após a partida, o técnico do Chelsea, Guus Hiddink, afirmou que Ranieri ligou para ele com o objetivo de agradecer pelo resultado. O holandês, então, o parabenizou pelo feito, o primeiro grande título da carreira do italiano de 64 anos como treinador.

Leicester campeão

FEITO HISTÓRICO

O título histórico do Leicester foi concretizado após o time quase ter sido rebaixado na temporada anterior. Venceu sete dos últimos nove jogos para escapar da queda.

Durante a campanha, o atacante inglês Jamie Vardy, que marcou 22 gols até o momento, e o meia-atacante argelino Riyad Mahrez, eleito o melhor jogador da competição, foram os principais destaques, assim como o volante francês N'Golo Kanté.

O Leicester tornou-se o primeiro campeão inédito da liga inglesa desde o Nottingham Forest de 1977-78. Antes do início da temporada, os agentes de apostas britânicos definiam as chances de título da equipe como 5 mil libras para uma.

Festa dos jogadores do Leicester

Após o jogo, o lateral austríaco Christian Fuchs postou um vídeo em seu twitter com a comemoração dos jogadores na casa de Vardy.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, também parabenizou o Leicester por um dos maiores feitos da história do futebol. "Completamente merecido", escreveu.

David Cameron parabeniza Leicester


Endereço da página:

Links no texto: