Folha de S. Paulo


Decisão entre Santos e Audax terá menor público na história do Paulista

As finais do Campeonato Paulista entre Santos e Audax, marcadas para os próximos dois domingos (1º e 8), terão, somadas, o pior público entre as decisões do estadual que seguiram o formato atual, com dois jogos para decidir o campeão.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou nesta segunda-feira (25) que os confrontos serão no estádio José Liberatti, em Osasco, com capacidade para 12.787 torcedores, e na Vila Belmiro, que comporta 16.713. Dessa forma, o público pagante das partidas chegará, no máximo, a 29.500 pessoas.

Levantamento da Folha em publicações da FPF encontrou o ano de 1974 como o primeiro em que o campeonato foi decidido em dois jogos finais, além de ter a divulgação oficial do público dessas partidas.

Desde então, 30 Paulistas tiveram esse modelo de decisão. Nenhum deles com finais em que o público pagante atingiu menos de 30 mil na soma dos jogos.

Em 1990, quando Bragantino e Novorizontino fizeram o que ficou conhecida como "final caipira", o público pagante foi de 15 mil pessoas em cada uma das partidas, disputadas no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, e no Marcelo Stéfani (hoje Nabi Abi Chedid), em Bragança Paulista.

A segunda decisão com menor público se deu em 2004, quando Paulista e São Caetano colocaram 35.235 pagantes em dois jogos no Pacaembu. Já as finais que confrontaram duas equipes de grande porte superaram esses números com folga.

Nos últimos anos, o Santos viveu quatro vezes a experiência de decidir o título contra times menos expressivos, mas os duelos foram realizados em estádios com capacidade de público maior.

Neste ano, a FPF decidiu atender o desejo dos finalistas. Santos e Audax preferiram jogar nas suas casas, apesar da capacidade menor que a dos grandes estádios da capital.

Em 2014, contra o Ituano, 62.078 pagantes compareceram aos dois jogos no Pacaembu. Dois anos antes, diante do Guarani, o Morumbi recebeu 93.895 pagantes somados.

A equipe santista também disputou outras finais no Pacaembu, contra o Santo André, em 2010 (69.614 pagantes), e no Morumbi, em 2007, quando o adversário foi o São Caetano (94.169).


Endereço da página:

Links no texto: