Folha de S. Paulo


Apesar de ameaça inédita, SporTV mantém direitos de maiores clássicos

Exibidor habitual do Brasileiro em TV fechada, desta vez o SporTV encontrou no Esporte Interativo, da multinacional norte-americana Turner, um concorrente na negociação com os clubes pelos direitos de transmissão a partir de 2019. No entanto, o canal pertencente ao Grupo Globo conseguiu fechar contratos com 13 equipes que atualmente estão na Série A, e continuará transmitindo os principais clássicos nacionais.

Os 18 clubes com os quais o Grupo Globo chegou a acerto são Corinthians, Cruzeiro, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, América-MG, Grêmio, Sport, Vitória, Chapecoense e Santa Cruz, da Série A; e Vasco, Avaí, Náutico, Goiás, Londrina, da Série B. Assim, os clássicos cariocas, mineiros, pernambucanos e baiano serão transmitidos pelo SporTV, bem como um dos clássicos paulistas, entre Corinthians e São Paulo.

Único clube entre os grandes que ainda não fechou nenhum contrato de transmissão para o período, o Palmeiras virou alvo de disputa entre Globo e Turner. Caso o primeiro grupo consiga o contrato, terá mais um dérbi em sua conta; caso o Esporte Interativo convença o time alviverde, definirá o primeiro clássico paulista de sua grade.

Eduardo Anizelli - 2.mar.2016/Folhapress
 SAO PAULO, SP, BRASIL, 02-03-2016, 21h45: Camera de transmissao durante jogo entre Corinthians e Independiente Santa Fe, da Colombia, valido pela fase de grupos da Copa Libertadores da America, no estadio Arena Corinthians, em Sao Paulo. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, ESPORTE) - DIREITOS DE TRANSMISSÃO BRASILEIRO
Câmera de transmissão de televisão em jogo da Libertadores, na Arena Corinthians

O Esporte Interativo fechou contratos com Atlético-PR, Coritiba, Internacional, Ponte Preta, Santos e Santa Cruz (que alega que assinou apenas um "pré-contrato", que deseja romper), que atualmente estão na Série A. Da Série B, assinaram Bahia, Ceará, Sampaio Corrêa, Criciúma, Joinville, Paysandu e Paraná. E há também o Fortaleza, da Série C, que não joga a Série A desde 2006.

Assim, a depender das divisões em que os clubes estarão a partir de 2019, o Esporte Interativo transmitirá na TV fechada os clássicos paranaenses, catarinense e cearense. Mantidas as classificações atuais dos clubes, somente o "Atletiba" passaria no canal.

Dessa forma, um dos mais populares clássicos nacionais, o Grenal, entre Grêmio e Internacional, não será transmitido na TV fechada a partir de 2019, caso as condições atuais sejam mantidas.

Ao tratar do tema, a Lei Pelé determina que uma emissora só pode transmitir uma partida de que tenha os direitos de transmissão de ambos os clubes. Assim, caso não haja acordo entre as emissoras sobre a transmissão dos jogos de equipes cujos direitos elas detém, as partidas ficarão de fora das grades de Esporte Interativo e SporTV, como no caso do Grenal.

Vale ressaltar que isso não afeta as exibições de jogos em TV aberta ou pay-per-view. Diversos clubes já fecharam pacotes de transmissão em TV aberta com a Globo para o mesmo período, e as partidas poderão ser mostradas sem restrições.

DISPUTA DAS TVS - Negociações pelo direito de transmissão em TV fechada a partir de 2019


Endereço da página:

Links no texto: