Folha de S. Paulo


Messi dá fim a jejum e chega ao gol 500 em nova derrota do Barça

Albert Gea/Reuters
Football Soccer - Barcelona v Valencia - Spanish Liga BBVA - Camp Nou stadium, Barcelona - 17/4/16Barcelona's Lionel Messi fights for the ball against Valencia's Guilherme Siqueira. REUTERS/Albert Gea ORG XMIT: BAR001
Messi dribla marcador do Valencia durante partida válida pelo Campeonato Espanhol

Após cinco jogos sem marcar, Messi anotou o único gol do Barcelona na derrota para o Valencia por 2 a 1, neste domingo (17), pelo Campeonato Espanhol, e chegou ao gol 500 na carreira.

De todos os tentos anotados, esse foi o 450º com a camisa do time catalão (em 525 jogos), onde joga desde 2004 pela equipe principal. Os outros 50 foram pela seleção argentina (em 107 partidas).

A marca era aguardada desde o dia 16 de março, quando o argentino chegou ao gol 499 no duelo contra o Arsenal, pela Liga dos Campeões.

Desde então, o atacante tentou contra Villarreal, Real Madrid, Atlético de Madri (duas vezes, uma pelo Espanhol e outra pela Liga dos Campeões ) e Real Sociedad, mas não teve sucesso em nenhuma das ocasiões.

Messi 500 gols

Curiosamente, após o jejum de gols de Messi, o Barcelona foi eliminado do torneio europeu e perdeu a vantagem na liderança do espanhol, que chegou a nove pontos e agora é de apenas um.

O levantamento dos gols do jogador leva em conta apenas partidas oficiais, contra equipes profissionais, sem limitação de idade. Não foram incluídos, por exemplo, gols nas categorias de base e nos Jogos Olímpicos, onde há limitação de idade —23 anos— para jogadores inscritos.

Além de gols, Messi também já conseguiu muitos títulos pelo Barça. Só de Campeonato Espanhol foram sete. Ele ganhou ainda a Liga dos Campeões por quatro vezes e o Mundial de Clubes em 2009, 2011 e 2015.

CONFRONTO

Apesar do dia histórico para o argentino, o Barcelona acumulou mais uma derrota no Campeonato Espanhol. O time comandado por Luis Enrique foi derrotado pelo Valencia por 2 a 1 e já soma quatro jogos sem vencer no nacional.

Além de aumentar a fase negativa, os catalães agora dividem a liderança do Campeonato Espanhol com o Atlético de Madri, que venceu neste domingo. Ambos somam 76 pontos, mas o Barça tem mais gols de saldo –59 a 41– e continua como primeiro colocado.

O resultado, no entanto, poderia ser diferente se não fosse o brasileiro Diego Alves. O goleiro do Valencia fez boas defesas no início da partida e viu Raktic marcar contra para os visitantes aos 25min da etapa inicial. Aos 45min, Santi Mina ampliou.

Na volta do intervalo, os donos da casa vieram com uma postura bem ofensiva, buscando o gol a todo momento. E ele veio. Aos 17min, Messi marcou seu gol 500 na carreira e deu esperanças aos torcedores catalães.

Diego Alves, então, voltou ao centro das atenções com defesas que colocaram seu time na 12ª posição do nacional com 40 pontos ganhos.

De fora da Liga dos Campeões, o Barcelona concentra suas forças no Campeonato Espanhol. Na próxima rodada, a equipe catalã visita o Deportivo La Coruña, na quarta-feira (20). No mesmo dia, o Valencia recebe o Eibar.

Lluis Gene/AFP
Barcelona's Argentinian forward Lionel Messi stands during the Spanish league football match FC Barcelona vs Valencia CF at the Camp Nou stadium in Barcelona on April 17, 2016. / AFP PHOTO / LLUIS GENE ORG XMIT: LG3433
Messi lamenta derrota do Barcelona para o Valencia

Endereço da página:

Links no texto: