Folha de S. Paulo


Polícia faz operação para prender torcedores envolvidos em brigas

Cicero Silva/Sigmapress/Folhapress
Polícia Militar e Civil faz operação nas sedes das torcidas organizadas de São Paulo
Polícia Militar e Cívil faz operação nas sedes das torcidas organizadas de São Paulo

A Polícia Civil iniciou uma operação na madrugada desta sexta-feira (15) para identificar e prender torcedores de organizadas envolvidos em brigas no Estado. Pelo menos 26 torcedores já foram detidos na operação, que é denominada Cartão Vermelho.

A operação emitiu 69 mandados em sete cidades de São Paulo e em Uberaba (MG). Foram 32 mandados de busca e apreensão e 37 de prisão -dez temporárias e 27 preventivas.

A operação está sendo realizada com mais de 200 policiais civis em São Paulo, Guarulhos, Campinas, Santos e outros municípios da Grande São Paulo.

A ação tem como alvo os envolvidos em quatro episódios de confrontos violentos entre torcedores em 2016, sendo que os principais deles aconteceram no estado de São Paulo no domingo (3), entre torcedores de Corinthians e Palmeiras, que ocasionaram a morte de um torcedor e deixaram vários outros feridos.

As sedes das torcidas organizadas Gaviões da Fiel, Pavilhão 9 e Camisa 12, do Corinthians, e Mancha Verde (na capital e na Baixada), do Palmeiras, foram vasculhadas por meio de mandados de busca e apreensão, assim como as casas de membros da Independente.

Os são-paulinos entraram na mira da Polícia Civil após brigarem entre si após derrota para o Palmeiras no Pacaembu, em março.

Entre os detidos está o torcedor corintiano Helder Alves Martins, que assumiu a autoria do disparo de um sinalizador que matou o garoto Kevin Beltrán Espada em Oruro, em 2013, durante jogo da Libertadores entre San Jose e Corinthians. Ele pertence à Gaviões da Fiel.

Helder teria participado de briga ao lado da estação Clínicas do metrô, local próximo ao Pacaembu, onde ocorreu o clássico. Além dele, outros quatro envolvidos no episódio foram detidos.

O ex-presidente da Gaviões, Wellington Rocha, e o presidente da Pavilhão 9, Philipe Gomes Lima, estão entre os alvos dos 37 mandados de prisão expedidos pela Polícia Civil (veja lista abaixo) nesta sexta.

OUTRO LADO

Procurados pela reportagem para comentarem a ação da Polícia Civil nesta sexta-feira, advogados das torcidas organizadas dizem não terem concordado com a operação.

"Eu trabalho há décadas e sei de uma coisa. Não existe coincidência. Não existe. É claro que se trata de uma ação política", disse Davi Gebara, que representa a Gaviões da Fiel.

A Pavilhão 9, outra corintiana, também vê da mesma forma.

Ele tenta conseguir libertar os torcedores da uniformizada com um pedido de habeas corpus, que ainda não teve nenhum resultado.

"A gente está à disposição da Justiça para todos os esclarecimentos que forem necessários e apuração dos fatos", afirmou Luiz Ferretti, advogado da Mancha.

"Os motivos da prisão são ilegais. Vamos pedir revogação. O fato de estarem em imagens não quer dizer que tenham cometido crime", afirmou Daniel Antônio de Souza, também advogado da uniformizada palmeirense.

Jorge Araujo/Folhapress
Helder Alves Martins, então com 17 anops, no dia em que se entregou em Guarulhos, em 2013
Helder Alves Martins, então com 17 anos, no dia em que se entregou em Guarulhos, em 2013

*

MANDADOS DE PRISÃO TEMPORÁRIA (CASO METRÔ)

Renan Biondi da Silva (Mancha Baixada)
Ricardo Ferreira da Cruz (Mancha)
Cristian Araujo Benedito (Mancha)
Daniel Barros Pires Gomes (Mancha)
Joelton Severiano de Souza (Mancha)
Leandro Guerra Trombone (Mancha)
Tales Julian Herrera (Mancha)
Philipe Gomes Lima (Pavilhão 9 - presidente)
Gandhi Batista Oliveira (Pavilhão 9)
Willian da Silva Vieira (Pavilhão 9)

MANDADOS DE PRISÃO PREVENTIVA (CASO DR. ARNALDO)

Wellington Rocha Junior
Alexandre Elios Barrius Mota
Victor Simoes Ruggeri
Leonardo da Silva Gomes
Jaques Willian Rodrigues Moura
Kleber B. Miguel
Danilo Pereira Gomes Duarte
Helder Alves Martins
Igor Maximo Magalhães
Thiago José Castelli Moraes
Fabio da Costa Firmino
Moacir Rodrigues de Moraes Neto
Diego Fernandes de Oliveira
Cristiano de Oliveira Camargo
Cristhian Jorge Sanches
Fábio de Oliveira Camara
Rafael Alves Silva
Rafael Pedroso de Souza
Caio Marcio Perez Henriques
Tadeu de Macedo Andrade
Jorge Aparecido Damas Junior
Carlos Alberto Severo da Silva
Cleiton de Assis Silva
Franklin de Jesus Rodrigues
Marcos Rodrigo Silva de Azevedo
Leandro Silva de Oliveira
Thadeu da Silva Souza


Endereço da página:

Links no texto: