Folha de S. Paulo


Atlético de Madri elimina o Barcelona e vai à semi da Liga dos Campeões

O Atlético de Madri derrotou o Barcelona nesta quarta-feira (13), por 2 a 0, em casa, pelo jogo de volta das quartas de final da Liga dos Campeões, eliminou o rival e se classificou para a semifinal da competição.

O Barça jogava pelo empate para passar de fase, pois venceu o primeiro jogo, na Catalunha, na semana passada, por 2 a 1. Nesta quarta, porém, a história foi bem diferente.

Se no Camp Nou o time do técnico Luis Enrique mostrou muita vontade para virar o jogo, no estádio Vicente Calderón foi o Atlético de Madri que tomou as rédeas da partida na primeira etapa e anulou o trio de ataque do adversário formado por Messi, Neymar e Suárez.

Nos primeiros 45 minutos, o lance mais perigoso do Barça foi um chute de fora da área de Neymar em que o goleiro Oblak pegou sem grandes problemas.

Os visitantes até tiveram mais posse de bola –só no primeiro tempo, por exemplo, foi 71% contra 29%–, mas o Atlético de Madri ganhou na vontade e não desperdiçou a melhor chance que teve, aos 36min da primeira etapa, quando Griezmann abriu o placar de cabeça.

Depois do intervalo, o Barcelona se arriscou mais, mas muito mais na base do abafa do que na técnica, justamente como este time está acostumado a fazer. E o time mandante, seguro na defesa e atento aos contra-ataques, não desperdiçou a outra chance que teve.

Aos 40min, Iniesta colocou a mão na bola na área e o árbitro italiano Nicola Rizzoli marcou pênalti. Griezmann cobrou e fez o segundo gol.

Já nos acréscimos da partida, o juiz marcou uma falta na entrada da área para o Barcelona por um toque de mão de Gabi. A infração, porém, foi cometida dentro da área. Os jogadores do Barça reclamaram muito, mas sem sucesso. Na cobrança, Messi mandou por cima do gol.

Esta é a segunda vez, nas últimas três edições da Liga dos Campeões, que o Atlético de Madri chega à semifinal da competição. Em 2013/14, depois de eliminar o Barça nas quartas, foi até a decisão, mas perdeu para o arquirrival Real Madrid.

Ao Barcelona, resta lutar pelo título do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei nesta temporada.

No Espanhol, o time lidera com 76 pontos, três a mais em relação ao Atlético de Madri, segundo colocado. Na Copa do Rei, está na final, contra o Sevilla.

O Barça vive uma fase complicada. Esta foi a segunda derrota consecutiva da equipe. E antes de vencer o Atlético de Madri, na semana passada, perdeu para o Real Madrid, em pleno Camp Nou.

É uma situação difícil, também, tanto para Messi quanto para Neymar.

Este foi o quinto jogo seguido em que o argentino passou em branco pelo Barcelona. E ele luta para marcar o gol 500 da sua carreira.

Já Neymar não balança as redes pelo clube desde 20 de março, no empate por 2 a 2 com o Villarreal.

BAYERN DE MUNIQUE

Ainda nesta quarta-feira, o Bayern de Munique empatou por 2 a 2 com o Benfica, em Portugal, e se beneficiou da vitória em casa, na Alemanha, por 1 a 0, na semana passada, para se classificar para a semifinal.

Vidal e Müller marcaram os gols para o time alemão, enquanto Jiménez e Talisca fizeram para os portugueses.

Além de Atlético de Madri e Bayern de Munique, Real Madrid e Manchester City também estão garantidos nas semifinais do torneio.

Os confrontos desta fase vão ser definidos por meio de um sorteio, que será realizado na próxima sexta-feira (15).


Endereço da página:

Links no texto: