Folha de S. Paulo


Barça só foi eliminado uma vez após vencer jogo de ida em mata-matas

Manu Fernandez/Associated Press
Neymar (esq.) e Messi durante treino do Barcelona
Neymar (esq.) e Messi durante treino do Barcelona

Nesta quarta-feira (13), o Barcelona enfrenta o Atlético de Madri pelas quartas de final da Liga dos Campeões (15h45, Band, Globo e EI Maxx). No jogo de ida, venceu por 2 a 1, vantagem que tentará valorizar fora de casa, no estádio Vicente Calderón. Além do resultado inicial, o Barcelona tem as estatísticas a seu favor.

Em 26 ocasiões em que venceu o jogo de ida em mata-matas das duas maiores competições europeias, a Liga Europa e a Liga dos Campeões, o Barcelona avançou à próxima fase em 25 delas. A única exceção se deu na temporada 2004/2005, quando venceu o Chelsea por 2 a 1 em casa, mas foi eliminado após derrota por 4 a 2 em Londres.

O Atlético de Madri tem um desempenho defensivo invejável em seus domínios: não sofreu gols em dez de seus últimos 11 jogos no local pela Liga dos Campeões. No entanto, a força ofensiva do Barcelona consegue ser superior: anotou gols em todos seus 11 últimos jogos fora de casa no mesmo torneio.

Na linha de frente, o argentino Lionel Messi terá mais uma vez a oportunidade de marcar seu 500º gol na carreira –ele está a quatro jogos sem fazer gols. E o Atlético de Madri parece o adversário ideal para o feito.

Em sua carreira, Messi marcou 25 gols em 28 jogos contra o Atlético, sendo que em três ocasiões ele conseguiu "hat-tricks" (três gols em um só jogo). Ele é o jogador que mais vezes ganhou o duelo na história do Barcelona, com 19 triunfos.

Diante de números desfavoráveis, o técnico do Atlético, Diego Simeone, disse que a vantagem de sua equipe é justamente ter a consciência de que o Barcelona é melhor.

"Ser Atlético é ser perseverante, competitivo, não dar nada como perdido, lutar contra as dificuldades e saber que temos rivais que são melhores que nós. Essa é nossa força. Saber que são melhores e que nos sentimos competitivos para lutar contra eles", disse.

O Barcelona não poderá contar com Aleix Vidal, Sandro Ramírez, Mathieu, Vermaelen e Rafinha. Da parte do Atlético, o desfalque será Fernando Torres, expulso no jogo de ida.

Também nesta quarta (13), o Bayern de Munique enfrentará o Benfica em Portugal (15h45, EI Maxx 2), após ter vencido o jogo de ida por 1 a 0.


Endereço da página:

Links no texto: