Folha de S. Paulo


Real tenta evitar eliminação mais precoce nos últimos seis anos

Andrea Comas/Reuters
Cristiano Ronaldo (dir.) comemora gol pelo Real Madrid
Cristiano Ronaldo (dir.) comemora gol pelo Real Madrid

Semifinalista em todas as edições da Liga dos Campeões desde 2010, o Real Madrid terá de reverter nesta terça-feira (12), no estádio Santiago Bernabéu (15h45, EI Maxx), uma derrota por 2 a 0 contra o Wolfsburg para não ser eliminado já nas quartas de final da principal competição europeia.

A eliminação diante do time alemão representaria para a equipe espanhola a primeira ausência em semifinal da Liga dos Campeões desde a temporada 2009/2010. Se reverter o placar da ida, de maneira inédita na competição, os madrilenhos se garantiriam entre os quatro times europeus por seis anos consecutivos.

Para atingir novamente tal objetivo, o Real terá de vencer por três gols de diferença. Se devolver os mesmos 2 a 0, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis.

"Um gol deles pode complicar as coisas, mas pode acontecer. Temos 90 minutos, e quando digo isso, eu me refiro à concentração. Sabemos que podemos fazer gols, mas temos de ter equilíbrio. Defender bem, não só fazer gols", disse o técnico Zinedine Zidane, que acrescentou ter trabalhado muito o emocional dos jogadores.

"Existem muitas mensagens para esquentar os jogadores. Mas o que temos que fazer é o contrário. É uma partida importante, mas temos que ter muita cabeça, não vamos ganhar em 10 ou 15 minutos. Temos de estar concentrados do primeiro minuto até o último", completou o treinador francês.

Modric, um dos principais jogadores do meio de campo espanhol, apresentou um discurso semelhante. Também pediu equilíbrio ao time e lembrou que é necessário conjunto dentro das quatro linhas.

"A chave é jogarmos juntos, quando atacamos e quando defendemos. Temos que entrar concentrados e vamos jogar futebol. Esse deve ser o nosso poder. E muita paciência, não podemos resolver em cinco ou 10 minutos. Sentimos a responsabilidade e não tenho problema com isso. Não somos um jogador, somos uma equipe, que deve ser compacta", afirmou o meia croata.

Para a partida, Zidane terá todo o elenco disponível, inclusive os franceses Varane e Benzema, que se recuperaram de lesão. O primeiro deverá ficar no banco de reservas, enquanto segundo já teve a presença entre os titulares anunciada pelo técnico.

Além disso, Carvajal voltará ao time titular, já que o brasileiro Danilo não agradou no duelo de ida, na Alemanha. A única dúvida é no meio de campo, entre o também brasileiro Casemiro e o colombiano James Rodríguez, opção mais ofensiva.

VAGA INÉDITA

O Manchester City pode comemorar nesta terça (12) a sua primeira classificação para a semifinal da Liga dos Campeões. Após os 2 a 2 no jogo de ida, na França, bastam empates por 0 a 0 ou 1 a 1 ou ainda uma vitória simples, em casa, para o time inglês eliminar o Paris Saint-Germain (15h45, EI Maxx 2) e conseguir a inédita vaga.

"Se pensarmos no 0 a 0, vamos acabar perdendo. Jogamos para marcar gols. Demonstramos no primeiro jogo que podemos enfrentá-los. A mídia não acreditava que teríamos chances, mas demonstramos que estamos no mesmo nível do Paris Saint-Germain", afirmou o técnico Manuel Pellegrini.

Até a temporada 2013/14, o City só havia participado três vezes do torneio europeu. Naquela temporada, a equipe de Manchester chegou às oitavas de final pela primeira vez, mas foi eliminada pelo Barcelona, algo que se repetiria, na mesma fase, no ano passado.


Endereço da página:

Links no texto: