Folha de S. Paulo


Organizadas lamentam torcida única: 'É a falência do futebol'

Três das principais torcidas organizadas do Estado de São Paulo lamentaram a decisão do governo de impor torcida única em clássicos.

Se dentro e fora dos estádios já tiveram (ou ainda têm) confrontos, Gaviões da Fiel, Mancha Alvi Verde e Independente têm exatamente a mesma opinião sobre o tema.

"É a falência do futebol", disseram lideranças das uniformizadas, em contato com a reportagem.

Palmeirenses e corintianos protagonizaram cenas de violência no último domingo, antes e depois do clássico, em pelo menos quatro locais da Grande São Paulo.

Integrantes de torcidas organizadas brigam em estação do metrô, em São Paulo

Um homem, ainda não identificado, foi morto em uma praça em São Miguel Paulista com um tiro acidental no coração. Ele não participava da briga.

Na última sexta-feira, a Polícia Civil realizou uma operação e prendeu um torcedor da Mancha, acusado de participar de uma agressão contra o presidente da Gaviões, no início de março.

Nos conflitos deste domingo, dois corintianos que foram presos em Oruro, na Bolívia, foram identificados.

Veja o que os representantes das torcidas falaram:

Diretor da Gaviões da Fiel, Fabrício Pouseu:

"É a falência do futebol. A falência do estado refletida no futebol. A torcida única é a solução atual, assim como foram a retirada dos mastros e a proibição das bebidas alcoólicas nos anos 90, o tempo passou e mostrou que nem de perto foram decisões acertadas, de nada adiantaram ao combate e prevenção à violência, torcida única não foi eficaz em nenhum lugar do mundo".

Presidente da Independente, Henrique Gomes, o "Baby":

"É a falência do futebol. O problema é social, as brigas vão continuar acontecendo. Isso não vai acabar. Nós estamos fazendo um baita trabalho preventivo, que diminuiu muito o número de brigas. As autoridades mesmo reconhecem que a Independente hoje dá muito menos trabalho. Escreveu, não leu, a gente expulsa lá dentro. Não tem como controlar tudo, mas nosso trabalho tem dado resultado. Com os 5% que vão em clássicos o espetáculo já estava ruim, agora vai ficar ainda pior. Se as torcidas acabarem, vão acabar por elas mesmas, por não terem lideranças. Não vai mudar nada para a Independente não ter mais ingresso do São Paulo. Nem sempre eles davam. A diretoria do clube ajuda uma vez ou outra, quando os ingressos são caros, nas novas arenas. Que se investigue, aliás, as arenas da Copa do Mundo. Queremos que investigue também".

Presidente da Mancha Alvi Verde, Anderson Nigro, o "Nando":

"É a falência do futebol. A falência do estado, a morte do futebol. A gente fez a reunião como sempre fazemos e informamos os locais onde estaríamos. Não havia nenhum policiamento. Mesmo punido, a gente avisou tudo que íamos fazer. Não tem santo em torcida organizada. Não tem, mesmo. A gente sabe disso. Mas essa medida não vai acabar com os problemas. Não tem motivo para punir organizações. Todas têm problemas. A polícia não consegue controlar todos os seus policiais. Com a gente, a mesma coisa".

Onde foram as brigas


Endereço da página:

Links no texto: