Folha de S. Paulo


Série de confrontos entre torcidas antes do clássico tem um morto em SP

Um série de confrontos entre integrantes de torcidas organizadas do Corinthians e do Palmeiras, neste domingo (3), resultou na morte de uma pessoa e deixou outras feridas na Grande São Paulo

O homem morreu durante uma briga, entre integrantes da Mancha Alvi Verde, do Palmeiras, e da Gaviões da Fiel, do Corinthians, em frente à estação de trem de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo.

Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar Luiz Gonzaga, a vítima não participava da briga. O projétil atingiu o coração do homem, que faleceu no local, na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra.

O 63º DP (Vila Jacuí) confirmou que o homem aparenta ser idoso e não estava com documentação e, por isso, ainda não foi identificado. Três pessoas foram detidas.

"A Mancha Verde e a Gaviões entraram em confronto na entrada da estação de trem. Houve disparo de arma de fogo antes da chegada do reforço policial. Um senhor, que não é torcedor, foi alvejado no coração", disse Gonzaga.

Palmeiras e Corinthians se enfrentaram às 16h de domingo, no Pacaembu. O Palmeiras venceu por 1 a 0.

Vídeo divulgado por um usuário do metrô mostra o momento do conflito na estação do Brás

FERIMENTOS

Nos arredores do estádio do Palmeiras, na zona oeste da capital, a Folha presenciou dezenas de torcedores do clube sangrando, mancando e aplicando gelo em ferimentos horas antes da partida começar

Houve um outro confronto entre torcedores de Corinthians e Palmeiras na estação Brás do Metrô.

Usuários do metrô publicaram imagens em redes sociais de vagões depredados e um vídeo do momento do confronto na estação.

Os palmeirenses se reuniram em frente ao estádio do clube na zona oeste de São Paulo. O grupo foi caminhando para o Pacaembu, escoltados pela Polícia Militar.

Em Guarulhos, outra briga ocorreu entre integrantes das torcidas organizadas dos dois clubes, na avenida Tiradentes, no centro da cidade. Uma pessoa ficou gravemente ferida e foi atendida pelo Samu (Serviço de Atendimento Médico Móvel de Urgência). Houve a prisão de 18 membros da Gaviões de Fiel e seis da Mancha Alvi Verde.

Reprodução/Twitter
Torcedores depredam trem na estação Brás do metrô
Torcedores depredam trem na estação Brás do metrô

PREMEDITADO

A polícia suspeita que o encontro em Guarulhos tenha sido premeditado.

Um torcedor, que não se identificou, disse à Folha que a briga foi programada com antecedência

Vários integrantes dos dois grupos estavam mascarados na hora dos confrontos. Além disso, segundo o 1º DP de Guarulhos, tanto membros da Mancha quanto da Gaviões chegaram munidos de objetos próprios para agressões, como canos.

Há um histórico de conflitos entre as torcidas organizadas que foram marcados via o aplicativo de mensagens WhatsApp.

PRISÃO E BUSCAS

Os confrontos entre as torcidas ocorre na mesma semana em que um palmeirense foi preso acusado de participar do espancamento de dois dirigentes da Gaviões da Fiel no mês passado.

Em outra ação da Polícia, na sede da Gaviões da Fiel, no Bom Retiro, zona central de São Paulo, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no local.

Os policiais buscavam o material que foi utilizado pelos agressores no espancamento do presidente da torcida Gaviões da Fiel, Rodrigo Fonseca, o Diguinho.

Helio Torchi/Sigmapress/Folhapress/Folhapress
Torcedores do Corinthians e Palmeiras são presos após confronto em Guarulhos (SP)
Torcedores do Corinthians e Palmeiras são presos após confusão em Guarulhos (SP)

Endereço da página:

Links no texto: