Folha de S. Paulo


Dunga diz que contestação no cargo é 'normal' e elogia equipe 'viril'

Pressionado pelo fato de o Brasil estar em sexto lugar nas eliminatórias, com nove pontos, e hoje fora da zona de classificação para a Copa-2018, Dunga disse que é normal treinadores da seleção brasileira serem contestados.

"Você [jornalista] contestou o Zagallo, quatro vezes campeão do mundo [duas como jogador, uma como treinador e outra como coordenador]. Você contestou o Parreira, campeão do mundo, você contestou o Felipão, campeão do mundo. Eu não fui campeão do mundo [como técnico], claro que vão me contestar. É a coisa mais normal do mundo", disse Dunga depois do empate por 2 a 2 com o Paraguai.

O Brasil saiu perdendo por 2 a 0, mas empatou aos 46 minutos do segundo tempo. Dunga, com isso, ressaltou o que havia pedido depois do outro empate por 2 a 2, o de sexta (25), contra o Uruguai : um time viril em campo.

"Eu disse que queria um time viril, e muita gente não entendeu. Temos que jogar com a bola, com a habilidade, mas sem ela temos que ter força, competir. A eliminatória é uma competição de força, e nosso time soube reagir muito bem", afirmou.

Ele não considerou desespero ou improviso sacar os volantes Fernandinho e Luiz Gustavo para colocar o meia Lucas Lima e o atacante Hulk.

"Não é improviso. O Douglas Costa já jogou na criação, o Lucas Lima já jogou mais recuado. É criatividade do jogador, não improvisação, não é algo que nunca ninguém fez", disse o técnico.

Duga admitiu que estar em sexto lugar incomoda, ainda mais porque agora só jogará pelas eliminatórias em setembro, contra o Equador, fora de casa.

"Não é bom, mas sabíamos que seriam as eliminatórias mais difíceis. Que bom que no próximo jogo vamos jogar contra um dos líderes", disse.

De acordo com o técnico, a programação está mantida, e o trabalho, para ele, seguirá normalmente. A convocação para a Copa América será no começo de maio, e a apresentação dos jogadores no dia 23 do mesmo mês, já nos Estados Unidos, sede do torneio.

Em agosto, se nada mudar, Dunga estará no banco nos Jogos Olímpicos, com um time sub-23 e o reforço de três jogadores mais velhos. Ele não quis adiantar quem será convocado para os torneios.

"Precisamos falar com os clubes primeiro", explicou.


Endereço da página:

Links no texto: