Folha de S. Paulo


Brasil abre vantagem, mas leva gol de Suárez e cede empate ao Uruguai

Mesmo depois de abrir 2 a 0 no placar, o Brasil não conseguiu administrar a vitória e cedeu o empate em 2 a 2 ao Uruguai na noite desta sexta-feira (25), no Recife, pela quinta rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo-2018.

Após os gols de Douglas Costa, com menos de um minuto de jogo, e Renato Augusto, a seleção uruguaia buscou a igualdade com Cavani e Suárez, que retornou ao time após gancho de nove jogos oficiais pela mordida no italiano Chiellini, na Copa-2014.

Com o empate, o time brasileiro chegou aos oito pontos, na terceira colocação do classificatório, enquanto o Uruguai se manteve na vice-liderança, com dez.

O Brasil volta a campo na próxima terça-feira (29), quando enfrenta o Paraguai, em Assunção, às 21h45. Neymar, que levou cartão amarelo contra os uruguaios, cumprirá suspensão.

O JOGO

Dunga mudou a formação tática do Brasil e escalou o time no 4-1-4-1, com Douglas Costa pela esquerda, Renato Augusto e Fernandinho centralizados, além de Willian, pela direita, formando o meio de campo, enquanto Neymar ficava mais à frente, na função de "falso 9".

Desta maneira, a seleção brasileira ganhou mobilidade no campo de ataque. Mesmo optando por jogar com a marcação mais recuada, a equipe nacional envolvia com facilidade a defesa uruguaia toda vez que retomava a bola em velocidade.

O gol de Douglas Costa, após cruzamento de Willian, com menos de um minuto de partida, contribuiu ainda mais para a proposta de jogo do Brasil dar certo no confronto.

Com liberdade em campo, Neymar não foi somente o finalizador de algumas jogadas no ataque do Brasil. Ele também funcionou como armador. Aos 25min, o camisa 10 deu belo passe em profundidade para Renato Augusto fintar o goleiro Muslera e marcar um belo gol.

No entanto, mesmo melhor na partida, a seleção brasileira cometeu erros na defesa que permitiram ao Uruguai chegar com perigo ao gol de Alisson após os 2 a 0 no placar.

Após um erro de marcação do lateral Filipe Luis, que não acompanhou Carlos Sánchez na grande área, Cavani descontou para a seleção visitante antes do intervalo.

O Uruguai voltou melhor dos vestiários e chegou ao empate logo aos 2min, quando Suárez aproveitou brecha de David Luiz e chutou cruzado para vazar Alisson.

Dunga tentou aumentar a produção ofensiva com as entradas de Philippe Coutinho, Ricardo Oliveira e Lucas Lima. Porém, com os visitantes todos recuados, o Brasil pouco criou até o apito final.

No fim, quase que Suárez decretou a virada uruguaia, mas o goleiro Alisson evitou o gol certo do atacante adversário em bela defesa com os pés.


Endereço da página:

Links no texto: