Folha de S. Paulo


Brasileiros lembram o dia em que Cruyff derrotou a seleção

04.jul.1974/Associated Press
Cruyff completa cruzamento e marca o gol segundo gol da Holanda em jogo contra o Brasil na Copa-1974
Cruyff completa cruzamento e marca o gol segundo gol da Holanda em jogo contra o Brasil na Copa-74

O ex-goleiro Leão e o ex-atacante Jairzinho lamentaram a morte de Johan Cruyff, 68. Eles enfrentaram o ex-jogador holandês na Copa do Mundo-1974, quando a Holanda venceu o Brasil por 2 a 0 e avançou à final –foi vice-campeã após perder a decisão para a Alemanha.

"O mundo do futebol está chorando. Perdemos um cara revolucionário. Cruyff deixou uma transformação na forma de a Holanda jogar. Ele deixou um legado de fantasia no futebol", disse o camisa 7 da seleção brasileira no Mundial da Alemanha.

"Cruyff foi um divisor na Europa em relação a Holanda. Existiu a Holanda antes e depois do Cruyff. O poder dele fez a Holanda se tornar competitiva e respeitada. Ele era culto e craque de bola. Era um prazer jogar contra jogadores dessa qualidade", afirmou Leão.

Jairzinho e Leão relembraram também do duelo de 1974. De acordo com eles, o Brasil teve chance de vencer a partida, mas pecou nas finalizações. A Holanda ficou conhecida no Mundial da Alemanha como "Laranja Mecânica" em razão do futebol envolvente e ofensivo. A tática inovadora do treinador Rinus Michels fazia com que todos os jogadores atacassem e defendessem, sem guardar posição fixa.

"Conhecíamos o jeito da Holanda jogar. A Holanda começou preocupada e estava com medo do Brasil. Podíamos ter ganhado, mas infelizmente perdemos dois gols no primeiro tempo. Na etapa complementar, a Holanda se acalmou e com a coordenação do Cruyff aproveitou as chances e venceu a partida", relembrou Leão.

A vida de Johan Cruyff

"O Cruyff me deu uma das tristezas da minha vida. Pior tristeza que essa não existe. Tivemos chance de ganhar e não ganhamos, eles tiveram chance e ganharam", contou Jairzinho.

Na opinião do ex-atacante e do ex-goleiro, a Holanda merecia ficar com o título. "Nem sempre o melhor ganha", disse Jairzinho. "Se a Holanda fosse campeã, o Mundial seria mais prazeroso. Mais uma vez o título ficou na casa de quem sediou a Copa", declarou Leão.

"Cruyff é e será uma das três referências do futebol mundial. Não podemos comparar aquela geração com a atual. A nova geração ainda não conseguiu fazer nas suas respectivas seleções o brilho que tem nos clubes", completou o ex-goleiro.


Endereço da página:

Links no texto: