Folha de S. Paulo


'Corinthians não tem o que temer', diz Andres sobre Itaquerão na Lava Jato

O deputado federal (PT-SP) e ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, afirmou não ter conhecimento sobre o suposto pagamento de propina para a construção do estádio do clube, em Itaquera. O dirigente era presidente do Corinthians no início das obras.

"Não é verdade, ou eu pelo menos nunca soube. E para mim nunca teve [propina]. E se teve também quero saber, para conseguir um desconto no valor da obra. A arena vai custar menos", afirmou à Folha.

"Espero que se investigue logo tudo para pôr fim nessas especulações. Se alguém fez merda, que se pague", acrescentou o dirigente.

"Não tenho nada a temer, nem o Corinthians, nem a arena", completou.

O Corinthians divulgou uma nota nesta terça (22) informando que irá apurar denúncias (veja nota abaixo).

ARENA CORINTHIANS

Segundo o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos coordenadores da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, a construção da arena Corinthians foi viabilizada com o pagamento de propina pela Odebrecht.

Segundo ele, os rastros de repasses ilegais apareceram em planilhas apreendidas que indicam o envolvimento da diretoria da Odebrecht, que cuida da gestão do contrato com o Itaquerão. O procurador disse que ainda está em análise inicial a lista dos destinatários dos pagamentos.

Conforme o Ministério Público Federal, o diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura, Antônio Roberto Gavioli, responsável pela obra da Arena do Corinthians, figura em planilhas como responsável por solicitação de pagamentos em espécie de R$ 500 mil, em data não identificada, para pessoa identificada pelo codinome "Timão".

*

LEIA NA ÍNTEGRA A NOTA OFICIAL DO CORINTHIANS

O Sport Club Corinthians Paulista vem a público, por meio da presente nota oficial, esclarecer que:
1. Até o momento, o SCCP ainda não assinou o Certificado de Aceitação Final da Obra (CAF) da Arena Corinthians, o que significa dizer que a obra não foi, inclusi-ve contratualmente, dada por concluída pelo SCCP;
2. O SCCP solicitou e recebeu Relatório de Acompanhamento da Obra das em-presas de arquitetura para confrontação entre o contratado pelo Clube e o efetiva-mente executado pela construtora; relatório este que já foi enviado à construtora para que se preste esclarecimentos;
3. O SCCP vem executando uma verificação de engenharia com profissionais téc-nicos e independentes, e encontra-se na fase final da contratação de uma auditoria completa em relação às áreas elétrica, hidráulica, TI e infraestrutura total da Arena Corinthians;
4. Os valores correspondentes a itens previstos no Contrato de Construção - EPC e que não tenham sido realizados pela construtora serão objeto de abatimento jun-to ao SCCP, estando os mesmos, ainda, em fase de verificação final, observando-se que servirão de motivação para o ressarcimento dos prejuízos causados à Are-na Corinthians e, consequentemente, ao clube;
5. O Sport Club Corinthians Paulista atesta por meio desta que quaisquer irregula-ridades ou desvios de conduta, constatado por autoridades ou não, serão devida-mente apurados, e a instituição tomará todas as providências a si cabíveis para punir os responsáveis, bem como diligenciar para que todos os prejuízos causa-dos ao clube e à Arena Corinthians sejam ressarcidos.
O que for justo e correto, sempre será a busca do Corinthians, em respeito ao seu torcedor e ao Brasil.


Endereço da página:

Links no texto: