Folha de S. Paulo


Primeiro Fla-Flu no Pacaembu, em 1942, foi adiado por causa de chuva

Marcus Leoni/Folhapress
Folha da Noite de 13 de março de 1942 anuncia com destaque o resultado do Fla-Flu no Pacaembu
"Folha da Noite" de 13 de março de 1942 anuncia com destaque o resultado do Fla-Flu no Pacaembu

Pela segunda vez na história, Flamengo e Fluminense jogarão o clássico carioca no Pacaembu, neste domingo (20), às 16h.

A primeira e última foi há 74 anos, em 1942, no Torneio Quinela de Ouro, uma versão do Torneio Rio-São Paulo, com apenas cinco times: Corinthians, Palestra (hoje Palmeiras), São Paulo e os dois clubes cariocas.

À época, o noticiário sobre a Segunda Guerra tomava conta dos jornais. Ainda assim, o inédito duelo chamava muita atenção. A "Folha da Noite" manteve o jogo em destaque durante três dias.

"Desperta grande interesse esse prélio que dará continuação ao Torneio-Rio São Paulo", destacava o jornal, no dia 11 de março.

"Esse espetáculo inédito [...] está fadado ao mais brilhante sucesso. Velhos rivais do 'soccer' carioca, tricolores e rubro-negros sempre que se encontram trazem a torcida debaixo de grande nervosismo, tal o empenho e disposição que ostentam", dizia a "Folha da Noite" –em 1960, o jornal, "Folha da Manhã" e "Folha da Tarde" se unificaram, dando origem à Folha.

QUALQUER TEMPO

O encontro não foi tão bem -sucedido como se esperava. Marcado originalmente para 11 de março, a partida não pôde ser realizada por causa das fortes chuvas em São Paulo.

Na "Folha da Noite" do dia 12, a notícia: "Transferido para hoje com qualquer tempo o Fla-Flu". E seguia: "as chuvas impediram a realização, na noite de ontem, do esperado prélio, um dos maiores atrativos do torneio".

No dia seguinte, a chuva não cessou, mas o regulamento do torneio exigia que o jogo fosse disputado naquela noite, impreterivelmente.

Marcus Leoni/Folhapress
Folha da Noite de 12 de março de 1942 anunciava a transferência da partida para aquela noite
"Folha da Noite" de 12 de março de 1942 anunciava a transferência da partida para aquela noite

Sob forte chuva, o campo não tinha condições de jogo, o que prejudicou a partida. No dia seguinte, o jornal anunciou que "as chuvas e o péssimo gramado impediram que se assistisse a uma boa partida" e criticou a falta de bom senso dos responsáveis pela organização.

"É bem verdade que o regulamento do torneio prevê a obrigatoriedade de os jogos adiados serem disputados na noite imediata. Mas, acima de qualquer regulamento, devem pairar o bom senso e o interesse público. Aliás, no caso também seria o interesse dos promotores [do jogo]".

Quanto à partida, o resultado foi 0 a 0, com destaque para dois cartões vermelhos, um para cada lado. Segundo a publicação, "com maior desenvoltura", o Flamengo teria sido merecedor da vitória.


Endereço da página: