Folha de S. Paulo


Na estreia de Cuca, Palmeiras perde e vê classificação ficar mais difícil

Na estreia do técnico Cuca, contratado nesta semana para o lugar de Marcelo Oliveira, o Palmeiras repetiu alguns erros do treinador anterior e foi derrotado por 1 a 0 pelo Nacional (URU) na noite desta quinta-feira (17), em Montevidéu, pela quarta rodada do Grupo 2 da Libertadores.

Com o resultado, o time alviverde viu a sua classificação às oitavas de final ficar mais difícil. Os palmeirenses caíram para o terceiro lugar da chave ao continuarem com quatro pontos, a três do segundo colocado Rosário Central (ARG) e a quatro do líder Nacional (URU). Restam agora apenas duas partidas.

A equipe brasileira contou com algumas mudanças táticas com o novo comandante e até o retorno do volante Gabriel após sete meses se recuperando de lesão. Mas não foi bem ofensivamente durante quase toda a partida e sofreu o gol da derrota, feito por Nico López, aos 5min da etapa final.

Pela Libertadores, o Palmeiras volta a campo somente no dia 6 de abril, quando visita o Rosário Central, na Argentina, pela quinta rodada do grupo. Já pelo Campeonato Paulista, o time alviverde joga no próximo domingo (20), contra o Audax, em Osasco.

O JOGO

Cuca desmanchou o 4-2-3-1 de Marcelo Oliveira e armou o Palmeiras no 4-4-2, com Allione (aberto pela direita) e Zé Roberto (pela esquerda) sendo os responsáveis pela armação do time, enquanto os volantes Arouca e Gabriel ficavam mais preocupados com a marcação.

Porém, alguns erros da gestão anterior continuaram a acontecer. Com muitos erros nos passes, o time alviverde foi muito mal no momento ofensivo e não conseguiu finalizar nenhuma vez sequer contra a meta adversária antes do intervalo.

Apesar de a equipe brasileira ter mais posse de bola, a falta de aproximação entre o meio de campo e o ataque deixaram Dudu e Alecsandro muito isolados na frente.

Já defensivamente, os laterais Lucas e Egídio foram muito mal na marcação e permitiram ao Nacional construir boas jogadas em velocidade pelos lado do campo. O goleiro Fernando Prass, porém, conseguiu evitar os lances mais perigosos do time uruguaio com boas saídas do gol.

Buscando aumentar a produção ofensiva da equipe, Cuca promoveu as entradas de Robinho e Gabriel Jesus nos lugares de Allione e Egídio logo na volta dos vestiários.

Mas o gol do atacante Nico López, de cabeça, aos 5min, freou a expectativa de melhora palmeirense em campo.

Depois, mesmo com muitos erros nos passes e com a falta de aproximação entre os setores da equipe, o Palmeiras teve mais presença ofensiva e buscou pressionar o Nacional até o apito final.

Mas nem a entrada do atacante Barrios nem os muitos cruzamentos para a grande área uruguaia foram suficientes para o time alviverde chegar ao empate.


Endereço da página:

Links no texto: